Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Uma palavra aos ansiosos

Ansiedade é um estado emocional de angústia, perturbação, medo, aflição e/ou preocupação em relação a um futuro que afeta a mente e o corpo. Em certo sentido, há um nível positivo e natural de ansiedade que nos ajuda a nos prepararmos para o futuro, porém esta emoção pode se tornar destrutiva e um pecado.

Há diversas palavras no hebraico que são traduzidas no português por ansiedade como: "tsar"(Gn 42:21), quando os irmãos de José estão angustiados e com medo do governador do Egito que era José. É uma angústia vinda da culpa do pecado. Em Lv 26:36 temos " mōrek" que significa um medo profundo ou fobia como parte de um castigo de Deus pela desobediência. Ainda temos " "ănāchâ" no Sl 38:9 com sentido de gemido, suspiro e anseio por algo. Temos "de"āgâ" em Pv 12:25 com sentido de medo, cautela, apreensão que trás abatimento. E no texto mais famoso sobre ansiedade, Mt 6:25, a palavra traduzida como ansiedade é " merimnaō" que significa "estar indevidamente preocupado", ou "estar em ansiedade desnecessária".

Deus não nos criou para vivermos no estado de ansiedade e provê caminhos e ensinos para não vivermos assim.

Jesus ao falar da ansiedade em Mt 6:25-34 e Lc 12:22-34 mostra que a questão está ligada a nossas prioridades. Em ambos os textos ele alerta contra essa emoção depois de falar contra a avareza, o amor ao dinheiro (Mt 6:24 e Lc 13-21), pois o desejo de obter dinheiro pode facilmente nos deixar ansiosos.

Se riquezas (que podemos chamar de supérfluas) não devem ser prioridade, coisas essenciais e de sobrevivência (roupa, comida e bebida) também não devem o ser (Mt 6:25 e Lc 12:22).

Jesus deixa claro que a nossa prioridade deve ser buscar o reino de Deus e andar em sua justiça (Mt 6:33, Lc 12:31). Jesus também mostra a inutilidade de sermos ansiosos, pois isso não pode mudar, de fato, a realidade (Mt 6:27 e Lc 12:25) e ensina que nossa vida depende do cuidado de Deus, o Deus que cuida das plantas e animais (Mt 6:26,27,28,30 e Lc 12:24,27,28) e podemos dizer até que estes animais sabem descansar em Deus e Este os sustenta; algo que já deviamos ter aprendido a fazer com o Sl 122:2:
"Deus dá aos seus enquanto dormem".

Jesus então nos diz para observarmos a natureza, lírios e pássaros e aprendermos com eles. Não apenas olharmos, mas meditarmos e contemplarmos estes seres que são criaturas e obras de Deus (Sl 8:3, 97:6). Jesus também fala que o comportamento inquieto de preocupação com o futuro é característica dos que não conhecem a Deus (Mt 6:32 e Lc 12:30). E ao contrário de vivermos indagando sobre o dia de amanhã devemos viver o dia de hoje, suportar o seu mal, caso contrário vamos nos sobrecarregar com males dos outros dias (Mt 6:34).

Para nos livrar da ansiedade Jesus nos chama a confiarmos em Deus (Mt 6:32) e a entendermos que para Ele somos muito mais valiosos do que animais e plantas (Mt 6:26, Lc 12:24). Também devemos lançar toda ansiedade em Deus(1Pd 5:7), tendo a convicção de que Ele está cuidando de nós e isso devemos fazer pela oração, tornando conhecido de Deus todos os nossos pedidos(Fl 4:6). Se fizermos isso, Ele garante, a paz que ultrapassa qualquer entendimento e compreensão, guardará nossa mente e nosso coração; nossos pensamentos e nossas emoções(IS 26:3, Fl 4:7).

Sabendo disto que tal buscar uma vida menos ansiosa e que desfrute mais da pessoa de Deus?
Seropédica - RJ
Textos publicados: 8 [ver]
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.