Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Sobre as discussões

A discussão geralmente começa de um "quase nada" e às vezes termina numa fatalidade. A discussão mais chata e feia que existe é a de um casal. Essa é de amargar, como dizia a minha saudosa mãe. Quem nunca teve um casal vizinho assim? Pior quando não é o casal vizinho, mas é o próprio casal que discute. Que casal nunca discutiu? Às vezes por causa de um chinelo fora do lugar ou uma porta mal fechada lá vem discussão e depois os impropérios. Eu fico imaginando o diabo dando risada assistindo esse show de horrores. Ele deve chamar os demoninhos para juntamente assistirem o espetáculo. Não repara não que este é o meu jeito de escrever.

Discussão é uma arma apontada, engatilhada e que pode ser disparada. Coisa do Diabo e a sua manada. O inferno faz festa quando duas ou mais pessoas começam a discutir. Eu já assisti discussão até na igreja e em outros locais "sagrados". Pior é quando começam a voar objetos. Mas a partir daí já se torna um caso de polícia. Como se vê, uma discussão pode desaguar em coisas bem piores até com prisões ou mortes. Como fazer para evitar isto? Às vezes é quase impossível evitar uma discussão, mas pode-se evitar que ela descambe para o pior. É só ter senso do fato em si, parar, respirar, tomar uma água e depois aceitar que estava errado, afinal os dois estão errados. Basta um ceder para que acalme e termine a discussão. Encontramos na Bíblia várias discussões inclusive entre os discípulos de Jesus. Certa vez eles discutiram quem é o maior no reino do céu e Jesus tomou em seus braços uma criança e lhes disse: "Aqueles que fizer como uma criança este será o maior no reino do céu" (Mateus 18.4).

A discussão sempre existiu em várias esferas, na vida pública e na privada, existiu e existe nas igrejas e às vezes é preciso alguém chamar a polícia. Certa vez quando eu era criança teve uma discussão acirrada na igreja e alguém chegou a quebrar a costela de um pastor e outro tirou o canivete para por ordem no entrevero. Meu pai ficou horrorizado com tudo aquilo e logo se mudou de igreja, pois ficou sem condições psicológicas e emocionais para continuar participando. Discussão é um palito de fósforo que pode incendiar uma floresta. É o mesmo que jogar fogo na gasolina, ou no álcool. Alguém tem que jogar água antes que o fogo se espalhe e fique incontrolável.

Como já disse, na Bíblia encontramos muitas discussões, alguma em clima de paz, apenas analisando algum assunto pendente como os dois discípulos no caminho de Emaús, outras acaloradas que até precisou da interferência do Senhor Jesus. As discussões entre casais continuam e as separações hoje são comuns até nas igrejas. Há pastores separados, recasados e atuando nos púlpitos, afinal a interpretação bíblica sobre diversos assuntos deixa brecha para a ocorrência de situações estranhas. Cada um interpreta de um jeito, por isto existem tantas igrejas no mundo algumas já se dividiram dezenas de vezes. Nas reuniões ministeriais a pauta é sempre quente e as opiniões se divergem e as discussões emergem freneticamente. Uma das maiores discussões é se a mulher pode ser pastora. Gasta-se muito tempo com este assunto e cada vez mais mulheres ingressam no pastorado. Entendo que em se tratando de igreja, onde já há tantas divisões, essa até pode ser uma boa ideia, embora não tenha apoio bíblico, mas há tantas doutrinas e invenções sem base bíblica! E as discussões continuam cada vez mais acaloradas. "Igreja pode se envolver em política?". Claro que não, mas a maioria, até por conveniência, decidiu que sim e quem for contra e escrever contra será desligado, até sem reunião, como foi o meu caso. E assim o barco vai singrando os mares da apostasia até o dia em que Jesus voltar e der um jeito em tudo isto. "Ora vem Senhor Jesus!" (Apocalipse 22.20)
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 606 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.