Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Artigo publicado em resposta a Canções, confissões e complementações

Salmo mais perigoso que o 91?

§ Alguém afirmou que os textos bíblicos muito conhecidos são perigosos, pois se pensa saber tudo deles... E, no caso do Salmo 23, ele o é mais, como veremos, além de algo mais...

1- Retrospectivas:
§ Vimos que, enquanto Davi não assumiu o trono, ele não sumiu, mas, muito produziu: Em 1030, antes da era cristã, ele é ungido-a-rei, mas, só 5 anos depois, ele se torna rei de fato, e, ainda em 1030, ele escreveu os Salmos 19 e 8; em 1029, foram anos fartos de sua carreira literária, pois temos 10 salmos, sendo o 23, 5, 12, 11, 59, 7, 25, 26, 34 e o 56; em 1028, o 142, 141, 64, 35, 52, 109, 140, 31,13, 54, 17 e o 57; e, em 1027, o 108. São 25 salmos, incluso o Sl 23. § Vimos que os anos da lutas mais horrendas ou feias de Davi foram quando ele escreveu os mais profundos e belos salmos. § É importante como O Espírito Santo – Deus, logo, Eterno e Celestial! – usou homens (com suas características pessoais), logo, temporais (com características não só do tempo cronológico, mas, do tempo de sua experiência pessoal), e terrenais (com características não só do Terra-planeta, mas da terra-localidade onde eles moravam). § Por isso, é emocionante seguir as pegadas de Davi, quando ele produziu todos os salmos, especialmente estes do ano 1930 (que começou com o Salmo 19) ao ano1027 – quando ele escreveu o Salmo 108! –, e, muito especialmente, verificar os passos que cercaram as mãos – e sobretudo, cabeça, e, mais que tudo, coração!! – que produziram o Salmo 23!!! É alucinante verificar esses contextos. Todavia, não verei as passadas de todas as passagens do Saltério, nem mesmo os davídicos, e, nem mesmo ainda, os referenciados acima, mas, apenas quanto ao Salmo 23.

2- Introspectivas:
§ No ano 1029, teve a 2ª guerra contra os filisteus e o episódio da luta entre Davi e Golias (1 Sm 17.1-51; 57s.; 52ss.), logo, nasce a amizade entre Davi e Jônatas (1 Sm 18.1-4). Ai, chegou o Salmo 23. Depois, os elogios da mulherada à Davi (1 Sm 18.5-9) e a dupla desafinada-DESAFINADORA inveja-tentativa de quem não queria deixar o “osso do ofício” real, realmente, Saul, de matar Davi (vv. 10-13). § Sendo correta a datação desses salmos – especificamente do Salmo 23 –, por Edwarde Reese e Frank Klassen, o salmo em tela não tem muito a ver com o momento histórico imediato, mas, com mediato, sim (!), pois é como se Davi esquecesse a emoção da luta, e, sobretudo, da nova amizade, para pensar na luta espiritual, que é maior, e, mais, do Deus-Pastor, que é Amigo Melhor!!!. § Estudiosos afirmam que o Salmo 23 tem duas metáforas – pastor e mesa –, mas eu vejo 3; a 3ª é a Casa do Senhor. § Anteriormente, eu via esse salmo dividido, assim: 1- Versículos 1- 3; 2- vers. 4; e 3- 5-6 (não me lembro como intitulei os pontos!...). § Atualmente, dentro da perspectiva metafórica, divido o Texto assim: 1- vers. 1- 4: Relação Fundamental ou Vertical; 2- vv. 5-6a: Relação Funcional ou Horizontal; e 3- v. 6b: Relação Final e Eternal. § Eu que pensava que alcançara a divisão ideal do capítulo em voga, vi u´a melhor. Isso nos lembra o fato dos textos mais conhecidos serem perigosos, por pensarmos que já tiramos deles tudo que eles têm a dar. Especialmente quanto ao Salmo 23, porquanto, além de ter “lugar supremo na literatura religiosa mundial”, como escreveu Dr. Russell Norman Champlin (Vol. 4 dos 7 da obra O Antigo Testamento Interpretado..., página 2019), e – muito especialmente (ou, pior!...) –, pelo que ainda lembrou o Dr. Champlim: “O Salmo 23 tem sido lido em incontáveis leitos de morte e em inúmeros cultos funerários” (pág. 2122); porquanto, quantas heresias, mormente no último dos momentos... § Mas, o melhor a pensar do Salmo 23 é que, sendo O Senhor o nosso pastor, de nada sentiremos falta, como mostra ser o sentido a Bíblia de Estudos de Genebra & Cia.; penso que não é que “nada” no sentido absoluto não nos falte – por quê não é assim! – mas, que tal não fará sentido!!! (O luterano Hans Strauss, em Comentários a Salmos Escolhidos, da Editora Sinodal, traduz, à p. 79, o “nada me faltará” como “assim não sou enfraquecido”)... Sendo até a alma refrigerada, mesmo quando tudo está quente fora. O bordão ou a vara é para contar as ovelhas, combater animais ferozes, ou, para dar uma disciplinada na ovelha? Não importa, pois ela e o cajado dão ânimo, e este é para dirigir o rebanho, do qual somos parte.

3- Prospectivas:
§ Strauss intitula sua exegese desse Salmo VIVER EM VEZ DE VEGETAR (pp. 79-84), e assevera: “Aqui não se encobre de maneira lírica a tribulação do homem, mas, ela é justamente o campo no qual é superado por Deus” (pp. 83s).

§ Continuaremos, ao invés de vermos de 3 em 3 salmos um outro assunto, de 3 em 3 assuntos veremos um salmo... mas-MAIS, o que temos a dizer é: Não vegetemos!... Vivamos tudo que se deve do Salmo 23!!!...

(Tripas / tri-Paz - 349).
Governador Valadares - MG
Textos publicados: 126 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta