Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Artigo publicado em resposta a Fechar a boca é só um dos passos

Canções, confissões e complementações

§ O presidente- eleito Tancredo de Almeida Neves não chegou a ser presidente, mas o ungido-a-rei Davi chegou a ser rei, não sem antes esperar, e muito, e, no meio disso, produzir salmos, inclusive os 19 e 8.

§ Em 1030, antes da era cristã, ele foi ungido rei (1 Sm 16.12-13), e, nesse ano, mesmo já ungido, ele foi chamado para tocar harpa para acalmar o “Figueiredo” que não saíra da “presidência”, daí passando a ser algo mais de quem já deveria ser deposto, ou auto-depor-se-do-alto (versículos 14-23). E, no meio disso tudo, Davi produziu as duas belas e significativas orações-poesias supra-referenciadas... e, só, pra começar!...

§ Estudemo-las, juntas, como duas canções, que trazem 3 e 4 confissões... e muitas complementações.

1- Duas Comunicações, para Começar:


§ O Salmo 19.1-11 trata das duas comunicações que a teologia clássica vê na Bíblia. Do versículo 1 ao 6, é a comunicação geral, que, no que tenho estudado, dos próprios proponentes do termo, e, indo, diretamente, na Fonte Maior, a Bíblia, é universal ou total; e o que eles afirmam ser comunicação especial é geral, também no que eles mesmo afirmam, como também no que a Fonte Melhor, a Bíblia, estabelece, pois a especial é outra... Aliás, o próprio Sl 19, trata das 3, pois a 3.ª é como que complementação – Então, eis as 3 comunicações: (1) Dos versículos 1-6 – Universal; (2) dos vers. 7-11 – Geral; e (3) dos vv. 12-14 – Especial.

§ Mas, agora, especificando o Sl 19, o v. 1 ao 6 é a comunicação universal, das obras da natureza, e dos vv. 7-11, comunicação geral, que é a Palavra escrita... mas-MAIS, dos vv.12-14, veja, a seguir...

2- Duas Confissões, para Concentrar:

§ O Salmo 19, tratando das 3 Comunicações, trata das 3 Confissões, pois esta, antes de ser confissão de pecados, é afirmação de fé, e isso não falta nesse saltério (e na seção dos vv. 12-14 é a comunicação especial...). Mas, a confissão de pecados, não deixa de estar no Sl 19.12-14, sendo essa Confissão do negativo, que é o pecado (até o oculto!), coroada pela consagração.

§ O Sl 8.1-3 traz a adoração – que é o reconhecimento do Ser de Deus, logo o engrandecimento d´Este –, daí chegando à positiva Confissão (não “Confissão Positiva”...), que é a Confissão, como vimos, que é a afirmação de fé. Por isso, as 3 confissões de fé, do Sl 19, têm essa irmã, no Sl 8.1-3, logo, são "4" confissões.
§ O Sl 8.4, é a partida das duas confissões – a do negativo (como visto acima) e a Positiva (...) –, para a conscientização.

§ Então, temos: (1) Salmo 19.12-14 – da Confissão do negativo para a Consagração; (2) Salmo 8.1-3 – da Adoração para a Positiva Confissão; e (3) Salmo 8.4 – das duas Confissões para Conscientização.

§ Mas, essa conscientização apenas começou... mas-MAIS, tal é aprofundado, a seguir.

2- Duas Conscientizações, para Completar:

§ O Sl 8.5 é um aprofundamento e aparente contradição do visto no v. 4 – que mostra o homem indigno! –, enquanto no v. 5 a dignidade do homem é exposta, tendo sido criado um pouco menor que os anjos (algumas traduções dizem, menos que Deus; não temos espaço para entrarmos nessa discussão!...).
§ O vv. 6-8 mostram parte do fato do homem ser gerente ou regente da terra, já que ele recebeu 3 mandatos (ou comissões) de Deus – (1) o espiritual, (2) o social e (3) o cultural, que é o cuidar da terra, logo dominando sobre os animais. Embora interessante esse mandato ao homem, sem dúvida os 2 1.ºs são mais interessantes, pois devemos amar a Deus sobre todos e tudo, e, ao próximo como a nós mesmos.

§ O v. 9 termina com chave-de-ouro, com a adoração a Deus, como uma dedicação ou consagração.

§ Essa seção tem esta divisão: (1) 8.5 – Um Aprofundar da Conscientização; (2) 8.6-8 – Um Andar da Comissão; e (3) 8.9 – Um Adorar em Consagração.

§ Enquanto Davi não assumiu de fato a regência do trono, em 1029 ele escreveu os Salmos 23, 5, 12, 11, 59, 7, 25, 26 e 34; em 1028, o 56, 142, 141, 64, 35, 52, 109, 140, 31, 13, 54 e 17; e, em 1027, o 57 e 108.

§ Só em 1025 morre Saul, octogenário, e, só assim, Davi se torna rei, com lutas, e legando tantos Salmos.

§ Canções, confissões, complementações, e, sobretudo “cultuações” a Deus – em suma, orações -...

(Tripas / tri-Paz - 344).
Governador Valadares - MG
Textos publicados: 126 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta