Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Por que não tenho amigos?

"Amigo é aquele com quem podemos nos abrir sem receio e derramar do coração grão e palha, sabendo que a mais gentil das mãos os irá peneirar, guardando tudo que vale a pena guardar e, num sopro de bondade, lançando longe a palha que restou."
(Provérbio Árabe)

Todos desejam ter um amigo assim. Alguém pelo qual esperamos ansiosamente para contar nossas alegrias, tristezas, dúvidas, sonhos ou simplesmente para desfrutar de sua companhia. Porém nem todos possuem essa dádiva preciosa. Alguns chegam a realizar propósitos e orações fervorosas para receber de Deus um amigo sincero e confiável. Mas Deus não costuma responder todas essas orações, pois tem os amigos como jóias raras que só podem ser concedidas para aqueles que sabem cuidar delas. Entregar um amigo nas mãos de quem não sabe cultivar, seria como entregar uma rosa rara nas mãos de um mecânico e não de um jardineiro. Se esse mecânico não quisesse se tornar um jardineiro, trataria essa rosa como um motor de carro e ela morreria.

Quando desejamos ter um amigo primeiro temos que pedir a Deus para sermos amigos. Não se pode querer ter um amigo se não se sabe o valor da amizade. Se não há a coragem de arriscar de vez em quando, se lançando no fogo pelo bem do outro. Se não se consegue ter um esforço consciente para cultivar interesse autêntico pelo outro. Se só se sabe falar o tempo inteiro e nunca ouvir o que o outro tem a dizer. Se você discrimina a pessoa por ela não falar a sua língua, não vestir as mesmas roupas ou mesmo gostar de um estilo de música diferente do seu. Se você não consegue dar o seu melhor sem esperar receber em troca. Se você não consegue estar presente, simplesmente estar presente, sem criticar, aconselhar ou comentar qualquer coisa, simplesmente estar ali. Se você não consegue elogiar ou mesmo poupar palavras para com os outros, mesmo quando os outros conseguem com facilidade aquilo que você busca à tanto tempo. Se você não consegue colocar os outros em primeiro lugar, antes de você. Se não consegue fazer essas coisas você não sabe ser amigo e com certeza não terá um amigo.

Amizade nada mais do que uma extensão do nosso interior, daquilo que gostaríamos de ser mais não conseguimos. Quando somos egoístas e invejosos, afastamos de nós aqueles que poderiam ser amigos em potencial e não enxergamos os amigos improváveis.

Se parafrasearmos (1 Coríntios 13) teremos:

“A amizade é paciente, não é possessiva, não fica ansiosa para impressionar nem acalanta idéias presunçosas sobre a sua própria importância. A amizade tem boas maneiras e não procura tirar proveito próprio. Ela não é irritável, é bondosa. Sua tolerância é imensa, sua confiança não cessa e sua esperança não acaba.”

Como você quer ter um amigo se você não consegue ser um? Se não possui paciência com os defeitos de seu semelhante? Se for possessivo, achando que todo o elogio tem de ser para você e o amigo tem de ser só seu? Se estiver sempre querendo ser melhor e querendo diminuir os que te cercam para que não enxerguem seu verdadeiro potencial? Se não tem boas maneiras para com os outros, interrompe suas conversas e critica a tudo sem necessidade, tirando proveito de uma falha do seu irmão para crescer diante de outro? Se você se irrita com facilidade e os defeitos alheios são para você insuportáveis quando seus próprios defeitos saltam aos olhos de todos e muitos fingem não vê-los simplesmente por quererem ser seus amigos?

Cristo disse para orar por aqueles que nos perseguiam e assim seríamos chamados de amigos de Deus. Em nenhum momento disse que todos são seus amigos, mas estipulou a condição de possuir um coração bondoso e quebrantado, pois só um coração assim pode orar por aqueles que o perseguem.

Você quer um amigo? Passa horas falando com Deus sobre aquele irmão que a todos trata com carinho e de você mantém distância, desejando também estar no rol de amigos dele? Briga com Deus dizendo que ele é interesseiro e todos que o rodeiam tem algo que ele quer, mas mesmo assim seu coração deseja ardentemente tê-lo como amigo? Já parou para pensar que o problema pode estar em você e não nele?

Há pessoas que possuem o dom da amizade. Está sempre pronto a fazer novos amigos, mesmo com aquelas pessoas improváveis que não se acredita uma amizade ser possível. Mas até para esses manter amigos que não conseguem retribuir a amizade que estão recebendo é difícil, pois amizades são como plantas que precisam ser cuidadas. É necessário gastar tempo, energia, paciência, coragem e determinação. É preciso ressaltar os pontos positivos e as qualidades dos outros, não seus defeitos e fraquezas, mesmo que para isso tenha de engolir seu orgulho.

Se você quer ter um amigo, seja primeiro um amigo. Esforçasse para modificar aquilo em você que afastam os outros, às vezes uma maneira dura de falar, ou a crítica absurda em hora errada. Aprenda a ouvir e a elogiar sem interesse. Tente ser aquele amigo que você quer ter, mesmo que para isso você tenha que passar por cima de seu “eu” pois narcisis
Belford Roxo - RJ
Textos publicados: 18 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.