Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Por qual caminho tens andado e por qual caminho queres andar em 2009?

Todo o contexto do livro de Jeremias retrata o juízo de Deus e a esperança para o povo (juízo e graça) - Jr 1.10:

- As iniquidades de Jerusalém são a causa de sua queda.
- A insatisfação de Deus com o comportamento e as atitudes de seu povo.
- A promessa de restauração.

Deus estava insatisfeito com todos. Desde as crianças até os sacerdotes e profetas. Por quê? Havia ganância, falsidade, ouvidos surdos, vergonha da Palavra de Deus... (Jr. 6:13-15).

Vs. 16- PORQUE ELE ESTAVA PROPONDO UM CAMINHO PRA ELES PELO QUAL ELES NÃO QUERIAM ANDAR. Parece loucura, não é mesmo, alguém se recusar a ir pelo caminho de Deus.

Existe um ditado popular que diz: “Todos os caminhos levam a Deus”. Mas quantos caminhos são de Deus e levam a Deus?

Com certeza não é o caminho mais fácil que conduz a Deus. Quem disse isso foi o próprio Jesus em (Mt.7:13-14) “ Apertado o caminho que conduz para a vida e são poucos os que andam por ele.

Neste texto Jesus declara existir dois caminhos: largo (espaçoso) e o estreito (apertado)
No Evangelho de (João14: 6) Jesus declara ser o próprio caminho e afirma que ninguém vai ao Pai senão por Ele.

Quem anda por este caminho, sempre andará pela contramão da vida. É um caminho de renuncia, submissão à vontade de Deus e não as nossas próprias vontades.
O Profeta Jeremias chama o caminho estreito de o bom caminho e afirma que nele acharemos descanso.

O próprio Deus, através do Profeta Jeremias, convida a nação de Israel a avaliar o seu caminho. Mas como?

1)Ponde-vos a margem no caminho; para e considera. (Sl. 119:59 ) – “Considero os meus caminhos e volto os meus passos para os teus testemunhos”.Existe um parâmetro a ser considerado. (Sl119: 9) – “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a Tua Palavra”.

2) e vede. (Sl. 119:105) “Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e Luz para os meus caminhos”. Vs. 18 “Desvenda os meus olhos para que eu contemple as maravilhas da tua Lei”.

3) Perguntai pelas veredas antigas – caminhos antigos (Ap. 2:4-5) – “tenho, porém, contra ti que abandonaste o primeiro amor. Lembra-te de onde caíste, arrepende-te e volta as praticas das primeiras obras...”

4)Qual é o bom caminho; Como peregrinos nesta terra precisamos de sinais claros no caminho. Quando chegamos numa determinada encruzilhada precisamos saber se devemos ir para a direita ou esquerda. Há somente um caminho certo.

5) Andai por ele – Obediência – Mq.6:8- “ Ele te declarou,ó homem,o que é bom e que é que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e Andes humildemente com o teu Deus”.

6)e achareis descanso... recompensa –“ Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

Às vezes a rotina nos tira a visão da caminhada. Deus nos chama hoje a uma reflexão, de rever nossos passos e atitudes, pois podemos nos perder nesta caminhada.
No livro de Pv. 14:12 Salomão diz que “Há caminhos que ao homem parece ser bom, mas o seu fim são caminhos de morte.”

Desde o principio Deus estabeleceu o caminho, bem como desde o principio, Deus deu liberdade de escolha quanto ao caminho a ser escolhido. Mas nunca ofereceu uma segunda opção, nunca barateou o seu caminho, com a intenção de atrair, mas pessoas para Ele, muito pelo contrario, parece que a cada dia que passa “o caminho fica, mas estreito”, pois os dias que temos vivido são dias maus e Jesus declara que aquele que tem posto a mão no arado, não pode, mas olhar para trás, ou seja, não da para ficar brincando de andar ou não no caminho, hoje eu sou crente, amanha eu não sou, hoje eu obedeço, amanhã eu desobedeço.

O Caminho Estreito, apertado, não é sinônimo de caminho ruim e nem difícil. O Caminho estreito é o caminho da obediência. A obediência que Deus exige requer nossa submissão implícita a toda a sua Palavra revelada.

È preciso parar e olhar para trás e verificar se estamos andando ainda nas veredas antigas, o bom caminho, ou se há algum caminho que precisa ser acertado.

Ensina-me Senhor o Teu caminho (Salmo de Davi 27:11). Que Deus nos GUIE em seus caminhos!!!
Paracambi - RJ
Textos publicados: 11 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.