Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Poema da família de Asafe

"Povo meu, ouça com atenção a minha lei. Abra os seus ouvidos para as coisas que eu vou ensinar. Com ilustrações eu contarei fatos da história do nosso povo, história muito antiga que nossos pais e avós nos contaram e conhecemos muito bem."(Salmo 78. 1 a 3).

Este poema é muito grande: são 72 versos e o último verso diz: "Davi guiou o povo com um coração sincero e atos de sabedoria". A Bíblia é um livro singular no seu aspecto histórico, poético, simbólico e doutrinário. Mas também é um livro que conta fatos ocorridos em diversas famílias que viviam uma vida de adoração e serviço a Deus. Asafe era um salmista e escreveu um poema contando sobre a sua família e a sua fidelidade a Deus. Família é raiz, é tronco, é estrutura e igreja. Nesse poema ele escreveu a história em versos de uma das famílias mais representativas que temos na Bíblia. Asafe pontuou: "Vou contar essas coisas para vocês poderem passar adiante a história dos milagres maravilhosos que o Senhor realizou e do seu grande poder, contando aos seus filhos e netos" (versículo 4). A família é a célula mais antiga que existe de onde todos vieram. Cada família é uma árvore com os seus galhos, é uma fábrica em expansão produzindo e se reproduzindo no contexto da história. E uma forma de contar essa história é o poema, são os versos, é a estrutura poética inspirada e bem organizada. Asafe começou falando de Jacó: "Ele deu as suas leis a Jacó para mostrar sua vontade ao povo, e ordenou aos antigos israelitas que ensinassem essas leis aos seus filhos. Assim cada nova geração saberia a vontade do Senhor e ensinaria à geração seguinte, para que sempre colocassem a sua confiança em Deus e nunca esquecessem dos seus grandes feitos, obedecendo fielmente os mandamentos do Senhor".(versículos 5, 6 e 7).

Vejam o cuidado de Asafe, o zelo que ele tinha para com a família e a necessidade de aprender, viver e contar aos demais membros da família, a geração seguinte e assim a história ia sendo contada e divulgada entre todos os membros daquela família. Sou do tempo em que a família era muito valorizada e os pais eram respeitados, a presença paterna era respeitada e obedecida no contexto familiar. Sou do tempo em que se cultuava o Senhor nos lares no chamado Culto Doméstico. Havia louvores, leitura da Palavra e oração, às vezes de joelhos. Hoje esse costume está se esvaindo e mesmo em muitas igrejas não se ora mais de joelhos e muitas orações são praticamente decoradas, orações temáticas, previamente preparadas e praticamente decoradas. A família é importante, a igreja é a reunião de famílias em torno de um só objetivo que é cultuar o Senhor. No Antigo testamento, a família era forte e havia os costumes familiares, as leis, os padrões que eram determinados pelo chefe da família. Em toda Bíblia se vê a expressão "filhos de Abraão", descendentes do Pai da fé, também vemos a expressão "Filho de Davi" se referindo a Jesus. A linhagem era bem estabelecida e seguia na sua sequência natural.

Hoje está tudo muito misturado, pessoas casam e acabam misturando as famílias, casamentos mistos, ou misturados que geralmente trazem problemas posteriores. Mas não é assim que a Bíblia ensina. O conceito de família na Bíblia é muito diferente. As coisas mudaram muito, mudaram as leis, hoje existe o divórcio e outros "escapes" que minimizaram o casamento e, portanto, a família. Nesse poema da família de Asafe aprendemos o quanto a família é importante para Deus no seu plano original quando através do casal Adão e Eva criou e deu início à família. Que esse laço se mantenha, que a família continue firme representando a igreja, que é uma família aqui na terra e continuará sendo lá no céu.
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 606 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.