Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Persistência, Resistência, e Fé

Persistência, Resistência, e Fé

Sim, Deus tem uma maneira particular de falar a cada um de nós, e eu sinceramente acredito que seu amor e cuidado são tão grandes, e seu modus operandi (modo pelo qual se desenvolve atividades ou opera) tão perfeito, que ele usa exatamente aquilo que gostamos, ou seja, nossas predileções para falar conosco (e como fala..., maravilhosamente fala) nosso Pai e Rei Eterno!

Feitas tais considerações, passo agora ao assunto intrínseco deste texto: PERSISTÊNCIA! A introdução acima foi escrita porque Deus, nosso Deus de graça novamente através de um filme me fez pensar e repensar e neste momento à vocês escrever, o tema: PERSISTÊNCIA, resistência, fé. O filme que me levou a reflexão foi produzido pela Netflix e chama-se: "O menino que descobriu o vento", relato da vida de William Kamkwamba, um jovem africano que desde o seu nascimento num país pobre, que em sua infância fora devastado pela fome, teria seu destino, se traçado pelo conformismo e quietude fadado ao silêncio da fome, que se não emudece o estômago que ronca pela falta de alimento, emudece a alma, e depois o corpo físico através da morte... Mas Wiliam Kamkwamba, não apenas decidiu persistir, e por meio de estudos (improvisados e restritos), diga-se de passagem, (posto que sua família não tinha condições de custear seus estudos – cerca de $8 dólares por anos – numa pequena biblioteca e com alguns livros em inglês) descobriu uma maneira de trazer eletricidade ao seu mundo, e com ela uma possibilidade de trazer água durante todo o ano, e então viabilizar o plantio de alimentos e assim por fim a sua escassez no vilarejo onde vivia com o grupo familiar.

Ocorre que, discorrendo desta maneira, ao primeiro olhar nos parece uma missão heroica, mas plenamente possível, realizável (não que não o seja, tanto que Wiliam a fez), mas assistir sua história, ler sobre os seus feitos, e refletir sua realidade, SUA PERSISTÊNCIA, RESISTÊNCIA e FÉ na concretude de seu objetivo, são mais do que inspiradores, são a prova de que DEUS pode nos fazer ir além, todavia, a sabedoria concedida por ele não nos isenta de persistir, resistir e não desistir jamais!

Wiliam não tinha condições financeiras para estudar, Wiliam, não tinha a princípio o apoio de sua família para realizar seu objetivo (que visava primordialmente possibilitar o bem estar desta própria) Wiliam não tinha recursos materiais ou humanos segundo as boas técnicas de engenharia, mas... Wiliam tinha uma certeza: QUERIA E PODIA (havia um real possibilidade) DE FAZER DAR CERTO, de construir seu moinho de vento e assim através do vento transformado em energia cinética e a partir dela energia elétrica!

Do lixo retirou materiais, da falta de estudos adequados aprendeu a ser autodidata, junto a família teve de silenciar e aguardar uma chance, a confiança necessária de seu pai naquilo que havia aprendido foi a princípio ignorada, mas nada, nenhuma das dificuldade silenciou a mente e pôs fim as ações práticas daquele que sabia exatamente qual era seu objetivo naquele momento de sua vida, não pude constatar em nenhum site se Wiliam é Cristão, muito embora no filme que conta o início de sua história podemos ver a família orando o pai nosso, e agradecendo com suplicas de graças que Deus continue provendo seu alimentos diário em nome de Jesus, mas posso imaginar o Senhor dizendo a Wiliam como fez com Josué " Se forte e corajoso,... – Josué 1: 07).

Deus, hoje através da vida de Wiliam, me ensinou que nunca, jamais em nenhuma hipótese devo usar limitações existentes, ou aquelas que acho que existem para impedir que aquilo que pode ser feito o seja! Que o amor de Cristo nos abençoe e renove a cada dia, assista "O MENINO QUE DESCOBRIU O VENTO" – versão em português disponível na Netflix ou leia: O Menino Que Descobriu o Vento, Kamkwamba,William.

Aliás ULTIMATO já nos falou sobre Wiliam:
http://ultimato.com.br/sites/fatosecorrelatos/2010/05/27/o-menino-que-domou-o-vento/

Fontes adicionais:
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/0,,EDG87250-8489,00.htmL
https://en.wikipedia.org/wiki/William_Kamkwamba
Lucélia - SP
Textos publicados: 3 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.