Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Os mercadores da fé cristã

O fenômeno da mercancia da fé é uma realidade bem atual da cristandade no Brasil. Pastores têm se desvinculado de algumas estruturas eclesiásticas para criar ministérios particulares. A partir daí tornam-se os donos da igreja; a igreja passa a ser uma propriedade particular; o ministério da igreja torna-se um governo dinástico, em que as esposas são pelos tais ordenadas e os filhos são os sucessores imediatos.

Estão transformando o púlpito das igrejas em praça de negócios e os crentes em consumidores. São obreiros fraudulentos, gananciosos, avarentos e enganadores. São amantes do dinheiro e estão embriagados pela sedução da riqueza. Pregam prosperidade e enganam o povo com mensagens tendenciosas, para abastecer a si mesmos; correntes de libertação, pregações triunfalistas com ênfase em prosperidade financeira e muitos milagres são exibidos pelos “apóstolos” do momento.

“Ao contrário de muitos, não negociamos a Palavra de Deus visando lucro; antes, em Cristo falamos diante de Deus com sinceridade, como homens enviados por Deus” (II Co 2:17) - NVI. Alguns pregadores da época de Paulo eram “mascates” ou “falsificadores da Palavra de Deus” que pregavam sem compreender a mensagem do Senhor e sem se importar com o que acontecia com os seus ouvintes. Não estavam preocupados em promover o Reino de Deus - queriam apenas dinheiro, e o apóstolo Paulo sempre denunciou aquelas pessoas que estavam pregando a Palavra de Deus visando apenas o enriquecimento.

Vivemos numa época em que a teologia da prosperidade que faz comércio da Santa Palavra de Deus tomou níveis que nunca imaginaríamos serem possíveis. Nunca os homens foram considerados tão grandes e nunca Deus tão pequeno... Pregações simplesmente regadas de emocionalismo deturpam os textos bíblicos; falsas profecias e pedidos aterradores de ofertas são tão comuns hoje que, para muitos, essa só pode ser a realidade bíblica, pois é o único tipo de pregação que vários crentes ouvem.

Precisamos de homens que se levantem verdadeiramente como profetas de Deus, dispostos a confrontar esses (falsos) pregadores que tentam seduzir as ovelhas de Cristo. Jesus disse: “Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!” Seus discípulos ficaram espantados, tanto quanto ficariam hoje, frente ao “Movimento da Prosperidade”. Então Jesus elevou ainda mais o espanto deles, dizendo: “É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus”. Eles responderam em descrença: “Então, quem pode ser salvo?” Jesus disse: “Para os homens é impossível; contudo, não para Deus, porque para Deus tudo é possível” (Mc 10:23-27).

Isto significa que o espanto dos discípulos tinha fundamento. Um camelo não pode passar pelo fundo de uma agulha. Isso não é uma metáfora para algo que requer muito esforço ou humilde sacrifício. Não dá para ser feito. Sabemos disto porque Jesus disse impossível! Foi a palavra dEle e não a nossa. “Para os homens, é impossível”. O ponto é que a mudança de coração exigida é algo que o homem não pode fazer por si mesmo. Deus precisa fazê-lo - “... contudo, não [é impossível] para Deus”. Nós não conseguimos fazer o homem parar de valorizar o dinheiro acima de Cristo. Mas Deus pode!

Não é errado para o pobre querer medidas de prosperidade e obter o que precisa, expressar generosidade e ainda dedicar tempo e energia às tarefas que exaltem a Cristo em vez de lutar apenas para sobreviver. Não é errado buscar ajuda em Cristo para a obtenção do êxito. Ele se importa com nossas necessidades (Mt 6:33). Mas todos nós - pobres e ricos - estamos em constante perigo de firmar nosso amor e nossa esperança nas riquezas ao invés de firmá-las em Cristo...

A teologia da prosperidade, à semelhança de outras teologias recheadas de besteirol espalhadas por aí, identifica um ponto biblicamente correto: o abstrai do contexto maior das Escrituras e o utiliza como lente para reler toda a revelação, excluindo todas aquelas passagens que não se encaixam. Ao final, o que temos é uma religião tão diferente do Cristianismo contido na Bíblia que dificilmente pode ser considerada como tal...
Macapá - AP
Textos publicados: 11 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.