Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Onisciência de Deus III

"Sim! Pois tu formaste os meus rins,
Tu me teceste no seio materno.
Eu te celebro por tanto prodígio,
E me maravilho com as tuas maravilhas!

Conhecias até o fundo do meu ser:
Meus ossos não te foram escondidos
Quando eu era feito, em segredo,
Tecido na terra mais profunda.

Teus olhos viam o meu embrião.
No teu livro estão todos inscritos
Os dias que foram fixados
E cada um deles nele figura."
Salmo 139 v. 13-16 (BJ)
. . .

O salmista reconhece que Deus o criou. Que o seu Ser é idéia de Deus. Que nada para Deus passou despercebido. Quando o salmista diz que foi Deus que formou os seus rins, ele estava dizendo que foi Deus que formou a sua alma e o seu corpo. A concepção de rins estava ligada à vida.

Aquele jeito dele ser, de pensar, de agir, de se expressar, foi idéia de Deus. Foi plano de Deus. Deus o formou daquele jeito de caso pensado. Deus conhece os limites do salmista. Deus sabia de ante-mão o que Davi suportaria e o que ele não aguentaria.

O salmista se maravilha com tudo isto. Fica extasiado. Ele tem dificuldade de conceber um prodígio como este. Apenas aceita e celebra a Deus o que ele não consegue compreender.

Davi verifica que Deus o conhece até o profundo do seu Ser. Nada lhe é escondido. Nada lhe é obscuro. Nada passa despercebido para o Senhor. E o mais importante. Ele me aceita como eu sou. Ele se regozija comigo como eu sou. Porque ele me fez assim. Isso me cala a alma, me emociona e me emudece.

Davi também destaca que todos os dias dele na terra, de ante-mão, foram fixados por Deus em seu livro, com a história de cada um. Isso demonstra que Deus criou o salmista e não o abandonou a sua própria sorte, mas o acompanhou todos os dias de sua vida, escrevendo dia a dia a sua história. Deus se agarrou ao salmista desde a sua concepção e não mais o largou até que o deitou na sepultura. No hades também Deus continua ao seu lado, até que o chame definitivamente para junto de ti.

Isso é um motivo de reflexão, pois nada que eu possa fazer acrescentará ou subtrairá um dia em minha existência. O meu viver depende exclusivamente da vontade do Senhor. O encerramento dos meus dias depende unicamente da vontade do Senhor. Iahweh é o Senhor da vida e da morte. Estas só ocorrem com a sua permissão. Aceitar isso é aceitar a soberania de Deus. Deus tem em sua mão a minha história, desde que eu me tornei um embrião até que eu volte ao pó.

É maravilhosa esta capacidade contemplativa e reflexiva de Davi. Pode se dizer que é mesmo filosófica. Mesmo adulto, ele consegue interagir com o meio da mesma forma que uma criança de dois anos, em que tudo é novidade. Esta resistência de se acostumar com tudo é fantástica, pois o permite vislumbrar a enormidade da maravilha que o cerca, aguardando qualquer coisa do Senhor, sem assombro, pois para Deus tudo é possível.

Agindo desta forma, ele quebra a rigidez do adulto e passa a contemplar, com naturalidade, Deus fazer do impossível, possível.

Reflitamos, portanto, no sentido de entendermos que o Senhor é o Senhor da história. Da história da minha vida, da história da sua vida. Da história desta cidade, da história deste país, da história deste mundo. Que todas as coisas acontecem ou não dependendo do seu comando.

Não nos esqueçamos. Ele é o Senhor da história. Ele é o Senhor do tempo.
Vitória - ES
Textos publicados: 8 [ver]
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.