Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O verdadeiro sentido da adoração

Hoje se fala muito em adoração. Louvor e adoração são palavras muito usadas e repetidas em vários momentos e nos mais diferentes ambientes. E de tanto falar e frisar, certas palavras acabam se tornando vulgares e perdem o seu verdadeiro sentido dentro do contexto. Mas, o que é adoração do ponto de vista bíblico e teológico?

Todas as seitas e religiões têm a sua forma de adorar ou de venerar, como algumas preferem dizer. Sendo assim, existem hoje muitos objetos de adoração, elementos da natureza e objetos criados pelos homens para serem adorados.Tudo ito é normal dentro do contexto das religiões e dos segmentos religiosos. Não devemos criticar, mas podemos observar as diferenças que formam quadros com cores e significados os mais diversos.

Adoração é algo íntimo e espontâneo, algo que flui do coração e da alma num momento de enlevo espiritual. Podemos não entender, mas devemos respeitar este culto, este envolvimento com um ser espiritual muito especial e sublime. As diversas culturas têm os seus cultos, as suas reuniões e os seus eventos. É tudo muito diversificado e pode ser um aprendizado para os estudiosos que desejam conhecer essas questões. O mundo e as suas diversas crenças ainda se constituem num mistério.

No meio de todo este universo de crenças e ramificações, os olhos do cristão se voltam para a velha Bíblia, muitas vezes esquecida num canto, e procuram respostas e orientações para entender este assunto. É fácil citar alguns versículos isolados e formar uma ideia, uma doutrina como muitos já fizeram e ainda fazem - e esta é uma das razões de haver tantas religiões pelo mundo. Folheando a Bíblia procuramos o mestre dos mestres, Jesus, e o encontramos em toda a Bíblia falando de tudo, inclusive de adoração.

O povo continua falando de adoração, louvor, sacrifício, ofertas, dízimos, fogueira santa e afins. Tudo é colocado num pacote como se tudo fosse isto adoração a Deus. Mas a Bíblia, que é imutável, também fala de adoração de uma forma simples, direta e completa. Desde Abel e Caim até os dias atuais, Deus procura os verdadeiros adoradores. Adorar é simples, não tem contra indicação e podemos fazer sem moderação. É bom adorar sempre, seja na rua, no trabalho, em viagens, em casa e também na igreja. É um ato espontâneo, natural e muito gratificante.

Todas as religiões têm os seus rituais que devem ser respeitados. Todas as culturas ao redor do mundo praticam os seus cultos. Mas, olhando para a Bíblia vemos o Senhor Jesus ensinando á mulher samaritana e falando da importância e do valor da adoração. "Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade". (João 4. 23 e 24).
Adoração é obediência a Deus. O cristão adora porque obedece e porque tem prazer em adorar, e quer sentir mais e mais a presença de Deus em sua vida. Este é o verdadeiro sentido da adoração.
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 606 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.