Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O que é uma igreja?

Parece simples e fácil de responder essa pergunta, afinal todo mundo sabe o que é uma igreja. Na verdade, cada um tem a sua resposta, seja ela extraída da Bíblia, ou não. Muitos creem que a igreja já existia desde o Antigo Testamento, e Jesus fundou aqui a "sua igreja", como está escrito em Mateus 16:18. Mas, afinal, o que é uma igreja hoje?

Sou do tempo em que igreja era algo muito diferente do que é hoje. O termo "igreja" hoje tem uma conotação diferente e uma avaliação dúbia e incerta. Para muitos, é um ajuntamento de pessoas interessadas em se promover, onde há um chefe, ou líder, interessado apenas em tirar dinheiro dos fiéis. Esta é a "igreja midiática", conhecida e odiada por muitos. Hoje há uma pluralidade de igrejas e isto banalizou as igrejas de tal forma que fazem piadas e chocarrices quando o assunto é igreja. Mas, afinal, o que é realmente uma igreja? Quando eu era criança, depois adolescente, haviam pouquíssimas igrejas, a maioria surgiu a partir da década de 80. Hoje temos igrejas na televisão, igrejas online, igrejas em suntuosos templos, igrejas em barracão... Naquele tempo se dizia, respeitosamente, "igreja de crente", hoje se diz qualquer coisa quando se refere a igrejas, geralmente como se fosse um balcão de negócios onde quem oferece mais leva. Alguém se referindo a esse disparate disse: o importante é que se pregue o Evangelho, mas aí vem outra pergunta: qual evangelho? Hoje é muito comum se pregar o evangelho da prosperidade, da cura, da libertação, da unção, do milagre de montão, banalizaram tudo e a igreja virou uma confusão. Mas Jesus mandou ir pregar o Evangelho a toda criatura (Marcos 16.15).

Pregar o Evangelho hoje é raro e caro, difícil e quase inexistente. É claro que não podemos generalizar, mas o comércio está grande e tem muitos "pregadores do evangelho" de jatinho pra baixo e pra cima. Há algum tempo eu fui a um ginásio ver um famoso pregador, ele demorou a chegar a saiu logo depois alegando que tinha um compromisso e já estava atrasado. Saí e vi um movimento desusado, uma poeira levantando e percebi que ele já estava literalmente no ar, bem acomodado em seu jatinho particular. E o povo continuou a reunião, mas a maioria foi embora, provavelmente decepcionada. Mas, afinal, o que é uma igreja? A primeira ideia que tive de igreja foi de quatro paredes cobertas com telhas brasilite e alguns bancos sem encosto, na frente uma mesinha rústica e uma cadeira velha e usada. Essa foi a minha primeira impressão, mas depois eu fui a templos luxuosos, grandes e alguns até banhados a ouro. Mas templos não são igrejas, assim como uma casa não é um lar. Hoje, depois de algumas decepções, aprendi lições preciosas e uma delas é que a igreja e o templo somos nós, onde Jesus habita na Pessoa do Espírito Santo. Somos casa de Deus, santuário do Altíssimo e ele habita em nós, não em templos feitos por mãos humanas.

A questão igreja, a discussão que gira em torno desta palavra a cada dia está mais acirrada e mais concorrida. Já há disputas por espaços, brigas e desavenças em torno da "freguesia" para manter a grandeza e o status de uma igreja. Muitas igrejas se dividem e subdividem, pescam peixe em aquários para se manter no topo das mais mais no topo da lista. Cada dia são novas igrejas que surgem e se abrem no afã de atrair simpatizantes, pessoas que possam mante-las e faze-las crescer. Do ponto de vista bíblico não vejo vantagens em ter tantas igrejas e cada dia a resposta está cada vez mais vaga para a pergunta que insiste em não se calar: O que é uma igreja? Jesus disse a Pedro: Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. (Mateus 16.18). A verdadeira igreja é aquela que Jesus edificou e que, portanto, prega o Evangelho. Contra esta, as portas do inferno não prevalecerão, ou seja, ela tem poder para vencer as hostes infernais. Esta é a verdadeira igreja de Cristo.
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 451 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.