Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O poder dos opressores

"Depois disso, eu vi as aflições e tristezas que havia debaixo do sol. Vi as lágrimas dos aflitos, e ninguém para consola-los! O poder está do lado dos opressores, e não há quem os console!" (Eclesiastes 4.1). No mundo fala-se muito em poder e em poderes, mas pouco se fala dos opressores, que são aqueles que oprimem as pessoas. Mas os opressores fazem parte, articulam e mantém a opressão que é o domínio que causa o sofrimento dos oprimidos. No mundo sempre teve opressão, seja ela humana, ou maligna. Uma pessoa oprimida não tem força, nem equilíbrio, não tem entrada, nem saída, pois vive oprimida por alguém, ou por circunstâncias da vida. Os opressores são poderosos, eles prendem, maltratam e até matam as suas vítimas. Eles são símbolos do diabo, são ladrões da paz e do entendimento. Jesus disse que o diabo não veio senão para matar, roubar e destruir. Mas acrescentou; "Eu vim para tenhas vida e vida com abundância". Às vezes não vemos, mas percebemos e sentimos esses efeitos danosos na sociedade. Agora mesmo, enquanto escrevo, está acontecendo uma discussão lá na rua que pode ser uma brincadeira, mas também pode ser algo sério. O mundo vive assim: muda sempre, altera o seu humor e a sua condição geral. Os opressores estão por todo lado, muitas vezes armados e prontos para atacar. Nós, muitas vezes, somos vítimas e, em geral, não temos com que nos defendermos. As nossas armas não são carnais, mas são espirituais em Cristo Jesus, o nosso Senhor. De um lado, o mundo, de outro as pessoas que muitas vezes convivem conosco com as quais às vezes entramos em discórdia e choques. Desentendimentos existem em todos os lugares, até nas igrejas e no seio de muitas famílias. Costumo dizer que muitas vezes é mais fácil se dar bem com um estranho do que com um familiar. Ou seja, estamos cercados por todos os lados e ainda atrás e na frente. Somos oprimidos pelos mais diferentes opressores com suas armas muitas vezes invisíveis e camufladas. O que fazer? O poder deles é grande, o arsenal de guerra é grande, muito superior ao nosso. Resta-nos apelar para a nossa fé, mas nem sempre temos fé e às vezes a nossa fé não funciona. Precisamos pedir mais fé: "Senhor, aumenta a nossa fé!". O crente tem experiência com Deus, mas Deus às vezes nos prova, como provou a Jó e a tantos outros servos. E como sair dessa prova ilesos? Como resistir, ou vencer, ou superar esses obstáculos? Já vi muitos sucumbirem debaixo dessa carga. O animal quando não aguenta a carga cai de joelhos. Já vi isto algumas vezes. O crente também cai de joelhos em terra, alguns chegam a por a boca no pó, outros jejuam, clamam, choram derramam lágrimas, clamam a Deus por misericórdia e ficam aguardando a resposta divina. Os opressores não brincam, não desistem no seu ataque e são poderosos, terríveis e maléficos. O crente tem uma saída, sempre tem e pode fazer uso dela. Temos promessas na Bíblia, temos um escape, dizem que quando o diabo fecha a porta Deus abre a janela, ou mesmo o telhado a fim de que a pessoas escape por sua vida. Muitas vezes isto demora um pouco e quase não resistimos, ou desanimamos, mas é nessa hora que vem a libertação do alto. Na Bíblia temos muitos versículos referentes a este fato, a esta grande verdade. Temos promessas tantas e santas que nos garantem a vitória. Quem nunca teve essa experiência? O crente espera agindo, descansa trabalhando, dorme lutando, acorda clamando e pedindo e é atendido muitas vezes mais rápido do que se espera. Tudo isto acontece porque é promessa bíblica e quem prometeu nunca falhou, não falha, nem falhará. Cabe a nós unicamente agir e confiar. "Os que confiam no Senhor serão como o monte de Sião que não se abala, mas permanece para sempre". (Salmo 125.1) E os opressores certamente cairão por terra, por mais poderosos que eles sejam.
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 606 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.