Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O pastor precisa estudar teologia?

Mesmo sem ter o conhecimento científico, teórico, acadêmico em suma todo pastor é um teólogo. Religião é teologia estão interligadas da mesma maneira que a botânica está ligada a vida das plantas.

Eu digo que religião é vida e a teologia é a uma doutrina. E como disse um certo teólogo "Teologia e religião é como duas janelas em uma mesma casa, através de ambas contemplamos as obras do criador".

A palavra religião vem do vocábulo grego "religare" que significa unir o homem a Deus. De modo geral o homem é um ser essencialmente religioso vemos isso nos Salmos quando Davi se expressa dizendo: "Assim como o corço deseja as águas do ribeirão, assim também eu quero estar na tua presença, ó Deus! Eu tenho sede de ti, o Deus vivo. Quando poderei ir adorar na tua presença?" (Salmos 42:1-2).

Concordo com o que diz A.B Langston no seu livro Esboço de Teologia Sistemática:
A prova mais evidente de que o homem e este ser por natureza religioso está no fato de não haver, jamais, alguém encontrado uma tribo, a mais selvagem embora que fosse, totalmente destituida de qualquer culto ou ideia religiosa. A religiao e tão natural no homem como a fome, a sede, a saudade, etc. A historia universal não nos fala de um só povo sem religião. Nem ainda os mais atrasados fazem exceção a esta regra; pelo contrário, os povos mais ignorantes, mais falhos em cultura, são, em geral, os mais religiosos. Este fato assaz notável serve para demonstrar e provar que, quando o indivíduo chega a sondar a alma, sempre encontra nela a necessidade de religião, de uma relação com o Ser Supremo — DEUS. Sem dúvida nenhuma, o coração humano e como um altar onde arde perene o fogo sagrado da religião.

Mas como se relacionar com Deus sem conhecê-lo e entender o tipo de culto que Ele requer de nós? É aí que entra a Teologia, que por ser o estudo sobre Deus e as coisas divinas serve como a base para a nossa doutrina e consequentemente para o nosso culto e relacionamento com Deus. Pois conhecendo a Deus e o estilo de adoração que Ele exige de nós temos as bases doutrinárias para uma religião autêntica.

Ouço alguns irmãos sinceros e bem intencionados dizerem que "Teologia não forma pastores, mas sim, o chamado divino". De fato para sermos consagrados ao santo ministério precisamos da chamada e aprovação divina, sem sermos "chamados" dificilmente teremos condições de cumprir o nosso ministério com êxito.

Porém ser chamado para estudar Teologia também é um chamado divino. Pois o mínimo que se requer de um pastor é que ele tenha aptidão para ensinar e creio que ninguém está apto para ensinar se não sentar para aprender.

Nesse sentido, não quero aqui defender que seja obrigatório ao pastor ter uma formação teológica acadêmica, mas tudo que ele puder fazer se preparando para oferecer boa fundamentação doutrinária ao seu rebanho ele deve fazer, ou seja, ter em sua biblioteca pessoal bons livros de autores aliançados com fidelidade às escrituras. Paulo tinha esse hábito de leitura e estudo da Palavra e também recomendava aos seus liderados: "Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá" (1Tm 4:13).

Vivemos em meio a uma geração marcada pela falsa espiritualidade e ceticismo, onde nos deparamos com heresias gravíssimas que se opõe a verdade do Evangelho e as igrejas devem estar preparadas para combater essas heresias e pregar o Evangelho genuíno.
A Bíblia nos ensina em Efésios 4:13-14 que com relação a nossa espiritualidade não devemos ser meninos na fé e sim maduros espiritualmente. Alguém pode até pensar que há uma contradição entre esse ensino de Paulo e o ensino de Jesus em Mateus 18.17, que diz quem não receber o reino de Deus como Criança jamais entrará nele. Porém, não há contradição entre as palavras, contextualmente, quando Jesus fala que devemos receber o reino de Deus como criança está falando de humildade e dependência e nos ensinos de Paulo fala a respeito da profundidade no conhecimento doutrinário.

Precisamos ser profundos conhecedores das Escrituras, pois uma das características mais marcantes do engano Satânico é justamente destorcer as Escrituras. Foi assim com Jesus na tentação no deserto onde o Diabo usa o Salmo 91 de forma descontextualizada sugerindo de forma sutil que Jesus tentasse a Deus se lançando do pináculo do templo para que os anjos não o deixasse cair ao chão. Mas Jesus interpretou corretamente o Salmo e discerniu que o Diabo estava tentando fazê-lo cometer suicídio e com discernimento espiritual afirma: "não tentarás o Senhor Seu Deus" (Mt 4.7).
Igreja sem doutrina não resisti as investidas do inimigo. A maioria das igrejas de hoje priorizam parte do tempo do culto com louvores, ou mesmo testemunho de milagres e bençãos materiais e o momento da Palavra as vezes se limita a menos de 30 minutos isso é preocupante pois no culto cristão a Palavra é a prioridade.

No mundo marcando pelo engano devemos, sim, nos prepararmos para defender a verdade cremos e para isso não menospreze a importância do estudo da Palavra.
Redenção Do Gurguéia - PI
Textos publicados: 3 [ver]
Site: http://www.youtube.com/@autordaniellandim
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.