Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O pastor de Israel

"Ouça-nos ó Pastor de Israel, que conduz José como um rebanho; ó Deus, cujo trono fica acima dos querubins, mostre ao mundo a sua glória". (Salmo 80.1).

O salmista ora ao Pastor de Israel, na verdade este Salmo é da família de Asafe. Os salmos são louvores, cânticos e súplicas a Deus, o Pastor de Israel. O pastor é a figura de alguém que conduz o seu rebanho, portanto é alguém que tem cuidado de suas ovelhas. Não é um mercenário, não é alguém ocupado e preocupado com as coisas deste mundo explorando as ovelhas e procurando tirar proveito delas.

A figura do pastor é muito comum na Bíblia, sendo que Davi é um dos mais conhecidos e mais amados. Deus é o pastor de Israel que conduz aqueles que a ele pertencem e a ele clamam nas mais diferentes situações. As ovelhas ouvem a sua voz e o seguem, não seguem o estranho porque o estranho não é pastor, pode ser um lobo ou um mercenário. Desde muito tempo eu ouço falar de pastores e numa época bem distante eu era chamado de "pastor mirim". Viajei bastante de carro, a pé ou a cavalo cooperando com igrejas acompanhando meu pai que depois se tornaria pastor. Foi um tempo de benção e um tempo de muita inocência, pureza e muito trabalho. Hoje abrindo as Bíblia me deparei com este versículo e a minha mente viajou para longe, meu coração bateu mais forte e o Pastor de Israel, que conduz José como um rebanho, falou comigo. Hoje ainda temos muitos pastores, mas já se criou outros títulos talvez mais pomposos para nominar pessoas que tem a responsabilidade de dirigir e orientar as ovelhas. Hoje temos, além de pastores, evangelistas, missionários, reverendos, bispos e até apóstolos. São títulos que muitas vezes visam enaltecer a pessoa em detrimento de sua verdadeira missão.

Jesus é o nosso pastor: "O Senhor é o meu Pastor: nada me faltará". Mas hoje os tempos são outros, o Pastor de Israel, muitas vezes, já não conduz mais o seu rebanho, ou não é mais convidado a estar à frente do seu rebanho. Muitos mercenários se apropriam deste rebanho e comercializam o seu leite e a sua lã. Muitas invenções e insinuações, muita moda, muita modernidade nos tempos de hoje em que se usa das ovelhas para proveito próprio. Fico imaginando se pudéssemos voltar ao passado, coisa de 50 ou 60 anos atrás, certamente ficaríamos admirados com a forma como tudo era tratado e a seriedade daqueles tempos. A igreja é de Cristo, o Pastor de Israel continua na igreja, mas muita coisa mudou no contexto da igreja e hoje há uma briga por espaço e cada um quer ser maior, como aconteceu certa vez entre os discípulos.

Nesse afã de ser maior, mais importante se permite entrar na igreja costumes estranhos, doutrinas complexas e antibíblicas, modernidades que visam apenas chamar a atenção das pessoas. O ritual, a liturgia, os costumes mudaram, os louvores, a pregação da Palavra, o ensino, muitas vezes hoje é coisa secundária. Mas o salmista pediu ao Pastor de Israel, cujo trono fica acima dos querubins, que ele mostrasse ao mundo a sua glória. Glória é presença, é poder, é luz, é alegria que enche os corações. É glorificação, é a presença do Espírito Santo inundando os corações com a sua graça e o seu poder. Não é o homem com a sua organização, com os seus títulos e divisas no peito, seu orgulho e sua pompa. É, sim, um coração humilde diante de Deus, o Pastor de Israel. É um povo quebrantado, os joelhos dobrados e o coração contrito, sedento pela presença divina.

Que este Pastor nos guie e nos ilumine, nos oriente e esteja no meio de sua igreja conduzindo o seu povo como um rebanho rumo às águas tranquilas.
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 467 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.