Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Nunc Dimits

O cântico de Simeão é o último dos quatro cânticos que encontramos na narrativa do Evangelho de Lucas. Há séculos atrás ele já foi considerado um dos cânticos favoritos da igreja. O contexto desse Cântico de Simeão era que Jesus havia sido circuncidado ao oitavo dia, isso foi para cumprir a lei e quando foi completado os dias da purificação, segundo a Lei de Moisés, esses dias eram quarenta dias após o nascimento da criança. José e Maria levaram o menino Jesus ao templo em Jerusalém para ser apresentado ao Senhor. (Lucas 2:22)

Imagina a cena, Simeão estava no templo naquele momento e ao ver Jesus, ele pega a criança nos braços e canta esse cântico. Simeão é o nome de mais de um personagem bíblico, era um nome muito comum nos tempos bíblicos. Mas o Simeão mais conhecido foi esse judeu que viu o menino Jesus recém-nascido no Templo em Jerusalém. Não temos muitas informações pessoais sobre ele, certo que ele era um habitante provavelmente já idoso de Jerusalém. Mas Lucas vai dizer que "Simeão era um homem bom, religioso, ele era justo em sua conduta e que o Espírito Santo estava sobre ele." Simeão recebeu uma bênção muito rara e especial naquele contexto, mesmo antes do Pentecostes, o Espírito Santo já estava habitando nele. Ele estava constantemente sob a influência do Espírito. Além de ser um homem conhecido pela sua piedade e pela comunhão com Deus, olha que características importantes.

Um detalhe importante é que Simeão esperava a consolação de Israel. Os rabinos se referiam ao Messias como o Consolador, aquele que iria trazer o consolo, conforto e salvação a Israel. Simeão esperava ansiosamente a vinda do Messias, ele esperava Jesus, Simeão levava a profecia da chegada do Messias muito a sério, os verdadeiros judeus tinham essa esperança. Será que estamos esperando ansiosamente a volta de Jesus? Devemos ter essa expectativa, devemos viver aguardando esse glorioso dia.

Simeão nesse dia no templo, teve um encontro com Jesus, não foi por acaso esse encontro, porque primeiro que Deus havia revelado de alguma forma a Simeão que ele não morreria antes de ver o Cristo. Então ele tinha essa expectativa, imagina esse homem esperando dia após dia o cumprimento da promessa, da revelação que ele tinha da parte de Deus. O segundo motivo que esse encontro não foi por acaso, foi que quando José e Maria estavam no templo com Jesus, o Espírito move, direciona Simeão até lá, provavelmente Simeão nem iria no templo naquele dia, talvez ele tinha outros planos, mais os planos de Deus são bem melhores que os nossos. O Espírito providenciou para que no momento exato, quando José e Maria chegaram no templo, levando o menino Jesus, Simeão também estava entrando ali no templo.

Quando Simeão viu o menino, quando ele viu aquele bebê santo na sua frente, ele o tomou em seus braços e louvou a Deus pelo privilégio que estava tendo naquele momento. Ele tinha algo maravilhoso nos seus braços.Será como que ele ficou? será que Simeão ficou nervoso ou emocionado por estar com o Rei dos Reis, o filho do Deus vivo nos seus braços. Agora que Simeão tinha visto Jesus, ele estava pronto para morrer, ele sabia que a salvação estava em Jesus, a fé de Simeão estava firmada em Cristo. Aquilo que foi dito aos seus ouvidos agora estava sendo visto pelos seus olhos.

Podemos dizer as mesmas palavras de Simeão: "pode levar em paz o teu servo." Simeão encontrou a paz que era Jesus. Todo aquele que tem uma fé viva e real em Cristo pode morrer em paz.

Louvado seja o nome do Senhor.
Mineiros - GO
Textos publicados: 13 [ver]
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.