Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Não ande com tolos

Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal. (Provérbios 13.20). Os antigos já diziam: "Diga-me com quem andas que eu te direi quem és." Já andei em más companhias pelo caminhos da vida, felizmente não me tornei uma má companhia, pois sempre ouvi os conselhos do meu pai e procurei segui-los. O companheiro dos tolos acabará praticando tolices e malvadezas e pode acabar preso, ou procurado pela polícia. O companheiro dos tolos acabará mal, foi o que disse o grande sábio Salomão, de quem partiram sábios conselhos que estão narrados em seu livro de Provérbios que contém 31 capítulos.

Me lembro das vezes que obrigatoriamente eu tive que andar com tolos, principalmente na volta da escola quando alguns colegas tolos jogavam pedras nos animais, discutiam, brigavam e às vezes jogavam pedras nos carros que passavam na Rio-Bahia quando voltávamos da escola. Certa feita dois deles jogaram pedras num cavalo que estava pastando na beira da estrada vicinal e eu argumentei com eles que não deveriam fazer aquilo e eles queriam brigar comigo. Coisa de adolescentes mal criados e sem educação. Eram tolos e certamente acabaram mal na sua trajetória.

Sempre aprendi com meu pai que se deve respeitar as pessoas e os animais, ter educação, amar as pessoas, ler a Bíblia e orar, além de trabalhar e nunca falar palavrões. Por outro lado, "aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio", aprenderá a viver bem, com dignidade e sabedoria, no temor de Deus e respeitando as pessoas. Ninguém perde por ser educado, tratar bem as pessoas, ouvir antes de falar e ser ponderado naquilo que diz. O mundo precisa de pessoas assim, um diálogo bem elaborado faz bem, traz aprendizado e enriquece as pessoas. Gritaria não leva a nada, falar palavrões, xingar e gesticular não resolve nada. Temos inúmeros exemplos na Bíblia de ambos os lados.

O livro de Provérbios é uma fonte de ensinamentos profundos e atuais que devem ser lidos e praticados por essa humanidade que, via de regra, procura resolver as coisas com armas e violência. Provérbios ensina os pais e os filhos, ensina e corrige, aconselha e mostra o mal e o bem, a vitória e a derrota que são a causa, o resultado final. Fala do filho, do pai, da mãe, da dona de casa, da mulher sábia (Provérbios 14.1), "A mulher sábia edifica a sua casa, porém a mulher sem juízo, sozinha, destrói a vida de sua família". O mesmo podemos dizer do homem que muitas vezes destrói e se auto destrói quando entra pelo caminho da loucura, da tolice, da falta de juízo. O homem, às vezes, em pouco tempo joga fora tudo que conseguiu em anos de trabalho.

Atentemos para os conselhos da Bíblia para os dias atuais, Eu sempre digo, uma pessoa que lê e obedece a Bíblia dificilmente vai gastar dinheiro com psicólogos e raramente vai gastar dinheiro com advogados, pois a Bíblia tem conselhos e repreensões para todas as situação da vida. Mas muitas vezes o ser humano prefere procurar um profissional e pagar uma consulta do que abrir a Bíblia orar e ler. Hoje tudo gira em torno de profissionais, conselheiros, doutores, muitos deles ateus e totalmente ignorantes quanto à Palavra de Deus. Deveríamos buscar mais ao Senhor e invoca-lo mais mais conforme lemos em Isaías 55.6. Vamos deixar os tolos de lado, pois quem anda com eles acabam mal. Eles falam bem, são doutos, falantes e atraentes, mas o conteúdo deles não tem a unção de Deus, nem temor à Palavra de Deus, portanto são inúteis. "Aquele que anda com o sábio será cada vez mais sábio". É uma questão de escolha, de sabedoria e de prudência. É o que nos ensina a gloriosa Palavra de Deus. Façamos a melhor escolha!
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 445 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.