Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Meus heróis

Não sei bem quem foram os heróis de Cazuza. Estou aqui pensando no verso de sua música que diz: Meus heróis morreram de Overdose... Uma coisa é certa, todo ser humano precisa de heróis. Aproveitando-se desta nossa necessidade, a televisão continua fabricando e nos vendendo seus heróis. Ora eles têm super poderes, aqueles que todos sabem não ser de verdade. Ora eles são humanos, reais como nós, mas também fabricados sob medida pela manipulação das noticias, e coisa e tal... Voltando ao Cazuza, eu estava ouvindo a música e me perguntei: Se meus heróis não são os mesmos que os de Cazuza, e muito menos morreram de Overdose, quem então são eles? Confesso que como Cristão Protestante, tentei identifica-los a princípio dentro do meu contexto e crença. É, mas não foi nada fácil. Os heróis costumam aparecer quando os "indefesos" ou injustiçados estão em apuros. Lembrei então do período da Ditadura Militar, quando a maior parte do povo brasileiro sofria a repressão, não podendo se expressar de forma livre, os artistas não tinham liberdade, enfim, a injustiça reinava.

Mas, justo neste momento tão importante de nossa história, os heróis protestantes resolveram voar para pára além das nuvens, fugindo para uma religiosidade que gera indiferença e alienação, que os impediram de enxergar as mazelas dos meros mortais.

Mais como Deus não é Protestante, Ele levantou Padres, artistas, pensadores, e sobre tudo, os heróis sem nome, aqueles Silvas que saem do meio do povo, que não se importavam somente com seus grupos de relacionamento, mas que ainda se incomodavam pelo bem maior, a liberdade da nação, aquela feita pelo Criador para ser livre.

É, mas na verdade a Ditadura terminou na década de 80, e eu só nasci em 1985. Tentei então identificar os meus heróis na década de 90. Ainda bem que desisti de procurar heróis com o prisma de minha crença, pois nem se quisesse eu os acharia neste período. Um fato interessante é que foi exatamente nesta época que a AIDS “explodiu” no Brasil. Em quanto a sociedade se organizava para discutir as causas, cura e etc... nós, os protestante, sem o mínimo de “Graça”,aspergimos “enxofre”, dizendo que a AIDS era a peste gay, o castigo de Deus contra os imorais e blá, blá, blá...

Mas, ainda bem que Deus não é Protestante, pois procurando quem se pusesse na brecha pelos que estavam no leito, Ele achou os próprios Gays, que não só se preocuparam com seu grupo de relacionamento ou com os seus desejos homossexuais, mas decidiram lutar pelos milhares que estavam à beira da morte. E foi graças aos Gays que se organizaram, que hoje, qualquer pessoa Soro Positivo, mesmo os protestantes, tem acesso ao Coquetel de Vitaminas, pois eles brigaram pelo barateamento do mesmo.

Se eu quiser dar nomes aos heróis, os de carne e osso, penso em Chico Mendes, Frei Tito, Chico Buarque, Betinho, Missionária Doroth Stang, e mais alguns Silvas desconhecidos, que se deram por uma causa maior, pois entenderam a grandeza que é ser feito a imagem e semelhança do Criador, aquele que não condicionou a sua morte, mais simplesmente se entregou pelos outros, inclusive por mim e por você.

A vida segue e a história continua a ser escrita, de tempo em tempo surgi á necessidade de novos heróis.

Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim... EZ. 22.30

Jocum Rio/Renas Jovem
Rio De Janeiro - RJ
Textos publicados: 4 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.