Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Meditar na lei de Deus e suas raízes hebraicas

"Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. "

O Salmo 1 na minha opinião é um dos mais bonitos escritos pelo rei Davi. Nele o salmista exalta as alegrias advindas da obediência à Deus. Cada verso é muito inspirado e traz grandes lições, porém, quero aqui chamar a atenção apenas para o verso 2, mais especificamente para a palavra "medita":

"Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. "

A palavra meditar no hebraico é "hagah", que tem o sentido de; ou seja, uma referência à prática que muitos têm de durante a meditação falar sozinho ou em voz baixa, refletindo sobre um determinado assunto.

Uma curiosidade muito interessante, é que no hebraico antigo, a mesma palavra era representada por um pictograma* de um homem com os braços erguidos para o alto, que é a letra "hey", seguido por um pictograma de um pé, que é a letra "gam" e que para nós lembra letra "L", e por último, a repetição do primeiro pictograma do homem com os braços erguidos, veja.

Como já adiantei acima, o homem com os braços erguidos, é a letra "hey", que significa "contemplar", "olhar", "revelar", mas que pode significar também, uma "respiração" ou "suspiro", ou seja, simboliza a atitude que geralmente temos quando algo nos chama muito a atenção, nos deixando tão surpresos, que erguemos os braços de admiração.

Já a letra "gam" que é representada pelo pictograma do pé, pode significar "reunir" ou "andar". Sendo assim, poderíamos definir o pictograma da palavra "hagah" da seguinte forma; quando eu medito na lei de Deus, sou contemplado com sua revelação e isso cria em mim o desejo de repetir o processo mais uma vez, me unindo à sua palavra e me levando a andar em sua presença. Por isso o salmista sugere meditar na lei de Deus de dia e de noite! Através da meditação é que nós unimos vários fatos ou sinais em nossa mente, e assim, chegamos a uma conclusão, ou revelação da parte de Deus.

Não existe algo mais prazeroso, e que nos faça realmente felizes, do que meditar profundamente nas revelações divinas encontradas na Palavra de Deus. E quem tem essa prática, experimenta uma melhor qualidade de vida

Pr. Ricardo Soares

* Pictograma – A pictografia é a forma de escrita antiga onde ideias e objetivos são representados por desenhos e símbolos.
Vila Velha - ES
Textos publicados: 2 [ver]
Site: http://www.soteologia.com
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.