Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Meditando durante a caminhada

Eu sempre medito durante as minhas caminhadas matinais e às vezes me emociono e até choro. Em geral, eu caminho sozinho, não só porque não tenho ninguém para caminhar comigo, mas também porque eu prefiro caminhar só. A caminhada é algo salutar e segundo os médicos é fundamental em todas as idades, desde que seja feito de forma correta. Eu tenho essa experiência, pois caminho há uns 4 anos e sempre procurei me orientar para um melhor aproveitamento. Um dos segredos é manter o ritmo e não se desviar do propósito da caminhar que é cuidar da saúde geral. Portanto, caminhada é coisa séria. A meditação faz parte da caminhada, é, digamos, a parte didática e espiritual da caminhada. Eu não escolho um tema para meditação, deixo que isto aconteça normalmente, ou não aconteça.

Nessas caminhadas eu também reflito sobre situações diversas, principalmente envolvendo a igreja e o nosso País, mormente nesse burburinho em que vivemos. Gosto de observar as coisas e cumprimentar as pessoas enquanto caminho, mas gosto, sobretudo, de meditar na Palavra de Deus. Já li a Bíblia toda algumas vezes além de vários cursos que fiz, não me considero um teólogo, mas já cursei Teologia por desejo de aprender mais e também por curiosidade. Enfim, isto facilita a meditação. Sempre procurei conhecer a Bíblia levando em conta os livros e os seus assuntos comparando um livro com o outro e as diferentes situações e épocas. Partindo desse princípio conseguimos entender alguns assuntos considerados difíceis os quais muita gente até evita. O Salmo 1º diz que é bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores, antes o seu prazer está na Lei do Senhor e nela medita de dia e de noite. (Salmo 1° versículos 1 e 2). Ou seja, essa meditação é válida e é bíblica. O crente precisa dessa meditação, ela é um alimento para sua alma, para a sua vida espiritual.

A Bíblia é o livro santo, é a palavra de Deus (Salmo 119 v. 105). Meditar nela é um prazer e um dever. Eu não forço essa meditação nas minhas caminhadas. Não fico procurando temas para meditar. Eu não saio para meditar, mas para caminhar. A meditação é uma consequência da caminhada. Hoje eu meditei no capítulo 6 do livro do profeta Isaías o qual teve uma visão e pensou que fosse morrer. Ele disse: "Vou perecer porque os meus olhos viram o Senhor e eu sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios". Um anjo veio e tocou nos seus lábios com uma tenaz que continha brasas vivas tiradas do altar e assim purificou os seus lábios. Tem um hino da Harpa Cristã que diz: "O profeta a Deus se aproximando considera-se um pecador, mas o fogo santo o queimando torna-o útil pata o seu Senhor". (Hino 127). Eram anjos serafins que voavam no templo, cada um tinha seis asas - e a glória do Senhor encheu aquele lugar. Um texto muito conhecido e que tem abençoado milhões de pessoas. A meditação é livre, espontânea e pode ser feita em qualquer lugar e em qualquer hora. Isto é importante. Para meditar na Palavra não tem lugar nem hora. Pode ser numa prisão, num hospital, em viagem, no trabalho ou mesmo no ventre de um peixe como aconteceu com o profeta Jonas. A caminhada é muito apropriada porque a mente da pessoa está limpa, saudável e pronta para a meditação. Tudo nasce do coração, da emoção e toma o corpo, a alma e o espírito. As lágrimas em geral descem e caem no chão quando não se tem um lenço à disposição.

Deus nos abraça e nos conforta e nos fortalece através da meditação na sua Santa Palavra. É assim que Deus trabalha, seja em casa, em viagem, numa caminhada, ou em qualquer outro lugar. Ele prometeu estar conosco todos os dias. O que Ele promete Ele cumpre.
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 606 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.