Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Estar na casa do Senhor

"Como é agradável estar no lugar da sua habitação, ó Senhor dos Exércitos!". (Salmo 84.1). Já escrevi algumas vezes sobre esse tema, o mesmo chama muito a minha atenção, pois é um tema essencialmente bíblico. A casa do Senhor pode ser um templo, como também pode ser outro lugar que foi escolhido para ser um lugar de adoração. Nem sempre podemos estar na casa do Senhor, mas nós mesmos somos o templo (casa) do Espírito Santo. "A minha alma suplica, sente muita saudade do templo do Senhor! Meu coração e meu corpo vibram de emoção quando me aproximo do Deus vivo! (versículo 2).

A Casa do Senhor é um lugar seguro, aprazível, puro, santificado onde o Senhor pode ser adorado. "Os pardais e andorinhas fazem os seus ninhos para proteger seus filhotes, perto dos seus altares, ó Senhor dos Exércitos, meu rei e meu Deus (versículo 3). Esse Salmo é muito conhecido, muito lido e já abençoou muitas vidas porque ele fala de adoração, louvor, prazer em estar na casa do Senhor. "Alegrei-me quando me disseram: vamos à Casa do Senhor". (Salmo 122.1)

A casa do Senhor é, sobretudo, um lugar de adoração. Se não é deveria ser, pois é assim que a Bíblia diz e ensina. Nós sabemos que na prática muitas vezes não é assim que acontece. Esse assunto é complexo, mas não podemos fugir da realidade. Jesus expulsou os vendilhões do templo dizendo: "A minha casa será chamada casa de oração e vós a transformais em covil de salteadores". (Marcos 11. 11 a 26). Com a multiplicação sem conta de igrejas hoje, há igrejas para todos os gostos e nesse amontoado de igrejas vemos de tudo um pouco. Mas isto acontece desde os tempos bíblicos o que não justifica tal atitude rasteira e pecaminosa. Estar na casa do Senhor demanda cuidado, respeito, atenção e, sobretudo reverência, oração e comunhão. Os tempos são outros e hoje acredito que seja bem diferente dos tempos bíblicos até pela quantidade de igrejas que existe. Conheço gente que já passou por várias igrejas e isto não é pecado, muitas vezes é devido as circunstâncias, mas muita gente abusa dessa liberdade de escolha e faz turismo nas igrejas.

É bom estar na Casa do Senhor, mas é preciso ter um propósito que deve ser de adoração, respeito, comunhão e silêncio. Isto é algo básico. Se na casa de alguém, seja parente ou não, precisamos ter cuidados básicos, imagina onde Deus habita! Esse assunto parece ser corriqueiro e até banal, mas é importante, essencial e estritamente bíblico. Os leitores atentos da Bíblia sabem disto, pois é um assunto que vem desde o Antigo Testamento. Reverência é fundamental, saber se comportar, sair, entrar, entrar e sair, sentar, levantar, se comunicar. Antigamente toda igreja, ou quase toda, tinha uma campainha, eu me lembro do toque dela que acusava algum barulho excessivo, estranho, ou fora de hora. Quando a gente menos esperava soava a campainha e o silêncio vinha imediatamente. Eu gostava de ouvir o barulho da campainha, mas era muito criança e não sabia a razão daquele barulho. Depois fiquei sabendo e parei de fazer barulho. Afinal, a casa de Deus é lugar de silêncio, reverência e adoração. Barulho só se for espiritual, caso contrário a campainha toca e a pessoa fica com vergonha porque todo mundo olha pra ela.

Deus pode falar a hora que quiser e na altura que ele quiser, Ele pode usar a quem Ele quiser e da forma como Ele quiser. A sua voz é como a voz de muitas águas. É bom estar na Casa do Senhor e aprender no seu santo templo. "Mais vale passar um dia no seu templo que viver mil dias em qualquer outro lugar. Prefiro ficar humildemente à entrada da casa do meu Deus a viver na casa dos maus". (Salmo 84.10)
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 606 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.