Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Envelhecer é um privilégio

Lembre-se do seu Criador enquanto você é jovem, antes que venham os dias difíceis e cheguem os anos em que você dirá: "Não tenho mais alegria de viver". Envelhecer é um privilégio, é uma sorte, é driblar a morte e sobreviver aos ataques do dia a dia. Envelhecer é um dom, é um momento bom, é um momento de amor, de olhar pelo retrovisor e rever o passado que ficou para trás. Envelhecer é motivo para agradecer todo dia a paz e a alegria recebidas das mãos divinas como um presente caro, lindo e especial. Dizem que depois dos 60 estamos entrando na velhice, na terceira idade e começamos a sofrer com "as doenças da idade". Mas a alegria é o remédio contra o tédio que muitas vezes nos quer derrubar. Passear, dançar (para quem gosta) e sobretudo caminhar são boas alternativas para vencer o cansaço que muitas vezes nos acomete. É um despertamento, um alento, um momento de vida, prazer e de fé. Envelhecer, enfim, é um privilégio, é um voltar no tempo, é recordar, é amar e valorizar a vida sempre mais a cada dia. Envelhecer é viver com amor e alegria.

De repente me peguei pensando sobre este tema e resolvi escrever sobre esta realidade que é envelhecer. Hoje já existem leis próprias para pessoas idosas (conhecida também como 3ª idade), mas não era assim até algum tempo atrás. Envelhecer é um privilégio, é uma benção que nem todas as pessoas desfrutam, pois muitas morrem quando ainda são crianças, jovens ou na meia idade. O Brasil era conhecido como "um País jovem", onde a maioria da sua população era composta por pessoas jovens, hoje, porém, já mudou esse quadro e a expectativa de vida aumentou muito nas últimas décadas. Acredito que este fator se faz presente no mundo todo, principalmente no Japão. Por isto tem aumentado o número de médicos geriatras e de cuidadores e cuidadoras e psicólogos, pessoas preparadas para lidar com pessoas idosas. Um tio, grande amigo meu e irmão em Cristo morreu faltando 5 meses para completar 100 anos. Acompanhei os seus últimos meses com carinho, respeito e admiração pela grande pessoa que ele era, um dos homens mais fiéis a Deus que eu conheci e com quem convivi muitos anos. Dizem que envelhecer é uma arte, mas isto, obviamente, faz parte dos planos de Deus.

Nas minhas caminhadas matinais diárias eu sempre encontro pessoas idosas caminhando, até com certa dificuldade, é o "Grupo da 3ª Idade" que vai junto, eu, no entanto, prefiro caminhar sozinho. Hoje é comum encontrar pessoas caminhando em diversos lugares, principalmente nos calçadões das praias. De certa forma, este é um preparo para o envelhecimento saudável. Caminhada queima tudo que não presta e limpa a pessoa, fortalece as pernas, os músculos e ativa os sentidos. Como não podia deixar de ser, a Bíblia fala da velhice e exorta a pessoa a se lembrar do seu Criador enquanto é jovem, pois isto é uma preparação para a velhice e uma forma de aproveitar a mocidade servindo ao Senhor, se lembrando dele e procurando fazer a Sua vontade. O sábio Salomão aconselha os jovens e os alerta apontando para os "maus dias", dias de cansaço, vista fraca e dores por todo o corpo quando se dirá: "Não tenho mais alegria de viver". A natureza é sábia, no mesmo momento em que ela tira o vigor físico nos dá a oportunidade de servir ao Senhor mais e melhor com a nossa experiência do que com o nosso vigor físico.

Muitas vezes a experiência vale mais do que um "rompante", uma força mal empregada, eivada de vaidade e muitas vezes de desprezo à Palavra de Deus. Acredito que Salomão quando escreveu este livro já era bem idoso, experiente e, portanto, sabia dos problemas e do cansaço da velhice. Na Bíblia encontramos ensinamentos para todos os momentos e para todas as quadras de nossa vida. A questão é observar, aprender e guardar esses ensinos. Esta é a receita para a pessoa que, efetivamente, quer ser feliz: Lembrar do Criador sempre.
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 473 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.