Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Dia do amigo

O amigo é sempre leal, mas na hora da dificuldade ele se torna mais que um amigo; ele passa a ser um irmão. (Provérbios 17.17). Dizem que hoje é o dia do amigo, já recebi algumas lembranças no meu Face e já escrevi alguns versos dentro deste tema atual e alvissareiro. Quem me conhece sabe que escrever é uma de minhas paixões, a outra é ler. Em 1984 foi fundado um jornal na cidade onde moro e precisavam de colaboradores. Eu me revesti de coragem, peguei uns versos que tinha escrito e os levei ao escritório. A funcionária me agradeceu e me disse: "Na edição de sábado será publicado". Eu não acreditei, mas no sábado corri à banca para conferir. Lá estava o jornal Gazeta Guaçuana e os meus versos destacados no Caderno de Cultura "Stampa". Foi um assombro, uma loucura, fiquei muito emocionado. A partir daí me encorajei e passei a escrever para o jornal no qual escrevi durante 34 anos: poesias, artigos de opinião, principalmente sobre política e cultura geral. Graças a este empreendimento hoje sou jornalista e continuo escrevendo usando a ferramenta mais popular que é a internet. Mas eu falava do dia do amigo e isto tem tudo a ver, pois a amizade vem de várias formas, através de vários canais e diversas oportunidades e uma delas é escrevendo, aparecendo para o médio e o grande público, me expondo, sendo elogiado e criticado e quando alguém me critica eu agradeço. Se alguém te jogar pedras, faça um monte e use-as para a sua construção. O amigo também nos critica e até chama a nossa atenção. Ser amigo é ser sincero e pronto. "O amigo é sempre leal, mas na hora da dificuldade ele se torna mais que um amigo; ele passa a ser um irmão". (Provérbios 17.17).

O que é ser um amigo? É ser mais do que um irmão. O irmão é parente, mas o parente nem sempre é um amigo. O parente é do mesmo sangue, ele não escolheu ser parente, há parentes que são grandes inimigos, há pais que matam os filhos e filhos que matam os pais. Costumo dizer que é difícil ter amizade com um parente, há muita inveja, como aconteceu com José, Davi e outros personagens bíblicos. Fico triste quando percebo que um parente meu falou mal de mim pelas costas, fez calúnia e isto já aconteceu várias vezes. É mais fácil sermos amigos de um primo, ou tio do que ser amigo de um irmão. Irmãos brigam muito, tem ciúmes, inveja e ameaçam "tirar as diferenças no braço". O nosso maior amigo é Jesus. Quando falo nele eu me emociono, pois ele está bem perto e pronto sempre para me ajudar. Ele é o nosso maior amigo, pois só um grande amigo seria capaz de dar a sua vida por nós. O dia do amigo é todo dia e se há o dia do amigo por que não há o dia do inimigo? Acho que é porque ninguém ia comemorar, assim como existe o dia da mulher que é muito comemorado, depois inventaram o dia do homem e ninguém comemora. Por que será? Porque homem não dá ibope. Alguém já disse que a mulher dá a luz e o homem só dá trabalho. Mas sem o homem a mulher não daria a luz, portanto devia ser 50% para cada um, mas não é. Vamos falar de amigo que é melhor. Vamos falar do grande amigo Jesus, aquele que derramou até a sua última gota de sangue por seus amigos, ou para que fôssemos os seus amigos. Para brindar este momento vou deixar aqui uma poesia que escrevi hoje sobre este tema.

Amigo
Amigo não é colega, nem é irmão.
Amigo é uma parte do nosso coração,
do nosso tempo e da nossa razão.
Amigo não é parente, não é vizinho,
não é político, não é patrão.
Amigo é gente como a gente,
é igual e diferente, é parceiro, exigente,
concorda e discorda da gente.
Amigo pode ser qualquer um,
amigo a gente não escolhe, nem procura,
amigo é quem está com a gente
na hora em que a gente mais precisa,
seja onde for, seja na alegria,
na tristeza, ou na dor
o amigo está sempre pronto a ajudar.

20-07-2020,
Cícero Alvernaz

Que Deus abençoe os amigos, aqueles que se dispõem a ajudar, seja no momento que for e como for. E nunca nos esqueçamos de Jesus, o nosso maior amigo.
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 500 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.