Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Dança e decapitação na festa

Mateus 14.1-11 registra um episódio muito triste que ocorreu na festa de aniversário do rei Herodes. Entre o povo daquela época havia um profeta chamado João Batista, que repugnou as atitudes pecaminosas na família Herodiana. Para ser mais claro, ele pregou contra o pecado, o que lhe custou muito caro, pois foi decapitado.

A pergunta é: Qual é o risco de pregar uma mensagem contra o pecado? Para João Batista, o preço foi ficar sem a cabeça. E para você que é pastor, presbítero, diácono, evangelista, pai, mãe, ou seja, alguém que tenha indignação contra o pecado, qual será o preço de sua mensagem contra ele? Embora o nome João significasse “Javé demonstrou graça”, naquela festa de aniversário, a graça foi ignorada.

As épocas mudam, e as festas continuam. A questão é apelar para o discernimento de cada um. Os nossos dias celebram o aniversário de João Batista com muitas festas. O povo se alegra, dança e bebe. E é por isso que digo que é necessário haver discernimento. O povo não lamenta nem se lembra que o prêmio dado à dançarina da festa de Herodes foi a cabeça de João Batista, entregue num prato, celebrando comemorações e vingança contra o mensageiro de Deus, o qual tinha criticado a prática do pecado.

Nada mudou. Pregar contra o pecado continua sendo considerado caretice, coisa fora de moda. A mensagem sobre arrependimentos de pecados não dá ibope. Então, os pregadores que ainda insistem em fazer a exposição bíblica tentando ensinar a prática de uma adoração verdadeira sofrem a crítica das pessoas modernas, que aceitam tudo e entendem que só a misericórdia divina é suficiente para a salvação do homem. Muitos entendem que arrependimento de pecados é chatice. — A adoração verdadeira e o culto devem estar centrados em Deus e para isso o mensageiro de Deus designado para fazer essa celebração, para esse pastoreio, deve arcar com o peso da responsabilidade de ensinar visando à salvação do rebanho. O apóstolo Paulo é rigoroso quanto a esta questão, ao dizer: “Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue. Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes,que não pouparão o rebanho.” At 20.28,29.

Há milhares de pregadores do evangelho. Alguns pregam do seu jeito e esquivam-se da
responsabilidade de ensinar o rebanho a escapar das emboscadas dos lobos vorazes que pregam facilidades na caminhada para o céu, esquecendo-se de pregar sobre o rigor da justiça divina. Aceitam tudo e entendem que nada condena. Outros se endurecem na doutrina e veem parte do rebanho procurando caminhos fáceis, alheios à verdade bíblica, que não pregam o arrependimento de pecados como condição para se alcançar a salvação.

Como nos posicionaremos diante das festas Joaninas ou Juninas? Há respaldo bíblico para que os remidos do Senhor Jesus participem delas e digam que estão em adoração verdadeira? Há proibição bíblica para que os remidos do Senhor Jesus se esquivem dela? Eis a necessidade de conhecer os princípios bíblicos e de não negociá-los em tempos de festas que, mesmo voltadas para celebrar o aniversário de João Batista, estão intimamente associadas à imagem de sua cabeça sendo conduzida num prato.
Na verdade, pregar contra o pecado, se não gerar arrependimento para a salvação do ouvinte, pode originar a decapitação do pregador com requintes de vingança e crueldade, onde a misericórdia desaparece e a cabeça do mensageiro de Deus é o prêmio.
Campo Grande - MS
Textos publicados: 50 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.