Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Convite à autorrenúncia no mundo da autoafirmação

Lucas 14:33

A história mundial desde que Adão comeu o fruto em nome da humanidade tem sido marcada por tempos difíceis. E ao contrário do que o filosofo Jean-Jacques-Rousseau afirmou, o ser humano nasce ruim e é quem corrompe a sociedade. Basta olharmos e observarmos o cenário mundial, desde os primórdios, que veremos que sempre houve instabilidade política; econômica e social. Sempre houve e sempre haverá, neste mundo caído pelo pecado, conflitos entre povos, nações e ideologias.

Todo este contexto é motivado, nutrido e praticado por egos inflados, possuidores de corações orgulhosos. Está carregando em si um histórico de rejeição, opressão, traumas e anseio por poder se sobressair sobre o outro. Tudo isso leva a necessidade de autoafirmação. Seja por parte do opressor ou do oprimido. Grande parte da humanidade busca por seu lugar ao Sol como se isso fosse essencial para ter uma identidade.

A autoafirmação é um dos conselhos mais difundidos pela autoajuda. O conceito desta palavra está em defender a identidade, os direitos, opiniões e desejos. Nada mais é do que a tentativa de se impor a aceitação do meio. Diante disto faz-se uma analise profunda do que realmente motiva a busca por autoafirmação e aponta para a falta ou para a deturpação da identidade. Indivíduos com complexos de inferioridade, em graus distintos um do outro, em que o ego faz com que achem que devem gritar alto, manifestar de forma aberrativa, protestar com ofensas em redes sociais. Atitudes alimentadas por uma raiva travestida de amor-próprio ou de ser politicamente correto, defensores das minorias. Tudo por acharem que não tem ou que não são tratados com a honra que pensam merecer.

Jesus, que sempre andou na contramão do mundo e, tendo o cristianismo que se propõe a ser imitador e seguidor de Cristo, vem fazer um convite individual para a pratica da autorrenúncia. Jesus nunca buscou a autoafirmação, mas sempre viver a humildade, oferecer perdão aos pecadores que diariamente optam por viver a vida a sua maneira e o rejeitam. Jesus mesmo sendo Deus não fez disso algo a se orgulhar, mas veio a terra como servo de todos e foi obediente até a cruz. Sejamos seus imitadores, perdendo o que este mundo passageiro oferece e ganhando a eternidade.

Cristo compreendeu nossas mazelas e foi levado a cruz por nossas motivações escusas. Mas ao contrário do que muitos de nós faríamos, Ele não buscou justiça própria ou seus direitos, mas como ovelha mansa ele se entregou a uma morte de cruz para que, nós fossemos justificados, mesmo que nunca a mereçamos, diante de Deus. Ele é nosso salvador, nosso advogado, quem luta as nossas causas, que provê o que de fato necessitamos e planeja com maestria um bom futuro para aqueles Nele esperam. Quando compreendemos que para os que estão em Jesus já não há mais condenação e que somos seus filhos amados, em que Ele se agrada (Romanos 8:1; Marcos 1:11), não procuramos autoafirmação, já não nos importamos com o que outros pensam a nosso respeito e nem o que muitas vezes achamos que somos, e sim com o que Deus pensa a nosso respeito.

Em Tito 2:12 afirma que a Graça de Deus mostra o que devemos renunciar e como devemos viver: "Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente,". Está em esvaziar o ego frágil de todo censo falso de merecimento; em procurar cura para coração orgulhoso em Jesus. Para que, não venhamos a nos ofender por tudo que nos acontece ou nos fazem; em cultivar um coração perdoador, humilde e manso; em praticar o auto esquecimento, considerando o outro digno de atenção e ajuda, tendo a necessidade dele como prioridade, amando de fato (1 Coríntios 13). A renúncia a tudo o que é contrário a Deus é marca do verdadeiro discípulo de Cristo.

Debhora Gondim
Teóloga e Professora
Boa Vista - RR
Textos publicados: 12 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.