Palavra do leitor
11 de maio de 2019- Visualizações: 1335
comente!- +A
- -A
-
compartilhar
Bournout - O mal que está destruindo os pastores
Vivemos dias difíceis, pastores estão na ponta da lança das igrejas, são sempre os primeiros a serem chamados nas dificuldades, mas via de regra, os últimos a serem atendidos em suas necessidades como pessoa.
O ambiente do ministerio pastoral é um deserto solitário, onde cada um luta por si mesmo, infelizmente não contamos com uma estrutura que dê suporte espiritual/emocional para pastores em crise. Muito do que chamam de "mentoreamento de pastores" não passa de demagogia barata vindo de instituições falidas e irrelevantes ao cenário atual.
Pessoalmente eu conheço mais de 30 pastores que vivem diariamente um quadro de extrema pressão, seja de suas igrejas ou de instituições a quem servem, que na maioria das vezes estão mais preocupados com os resultados do trabalho.
Penso: não fomos chamados para gerar resultado, fomos chamados para semear a semente e cuidar dos frutos, quem vai fazer essa semente produzir é Deus, o dono da seara.
Pastores cansados, exaustos, deprimidos por não verem um sinal de "sucesso ministerial" palpável e visível. Infelizmente muitos estão abandonando o ministerio pastoral por falta de perspectiva de melhora no cenário. Situação financeira apertada, falta de visão de Reino das igrejas, líderes que massacram os sonhos de seus pastores são elementos cruciais nesse processo.
A resposta que mais ouço de alguns: Não sei até quando aguento isso... Não sei nem o que dizer sobre isso, fé? esperança? Amor? Talvez esse seja mais um desabafo do que uma opinião, mas a grande verdade é que nossas instituições deveriam se mover mais humanamente e menos politicamente em socorrer esses guerreiros que estão na linha de frente. É preciso empoderar novamente as igrejas, não as denominações, dar condições para que as mesmas possam se soerguer. Investir todos os recursos nas pequenas igrejas (Não em mega eventos, marketing triunfalista, etc). As mega igrejas deveriam olhar para baixo, ver as necessidades de muitas igrejas e pastores que lutam para sobreviver enquanto outras esbanjam os preciosos recursos que Deus dá....
Espero em Deus que as coisas tomem um novo rumo, senão continuaremos sendo estatisticas apenas...
(Escrevo isto após passar por uma das crises mais sérias de minha vida, que me levou a deixar o ministério em uma igreja e por pouco não me levou a abandonar um casamento abençoado)
O ambiente do ministerio pastoral é um deserto solitário, onde cada um luta por si mesmo, infelizmente não contamos com uma estrutura que dê suporte espiritual/emocional para pastores em crise. Muito do que chamam de "mentoreamento de pastores" não passa de demagogia barata vindo de instituições falidas e irrelevantes ao cenário atual.
Pessoalmente eu conheço mais de 30 pastores que vivem diariamente um quadro de extrema pressão, seja de suas igrejas ou de instituições a quem servem, que na maioria das vezes estão mais preocupados com os resultados do trabalho.
Penso: não fomos chamados para gerar resultado, fomos chamados para semear a semente e cuidar dos frutos, quem vai fazer essa semente produzir é Deus, o dono da seara.
Pastores cansados, exaustos, deprimidos por não verem um sinal de "sucesso ministerial" palpável e visível. Infelizmente muitos estão abandonando o ministerio pastoral por falta de perspectiva de melhora no cenário. Situação financeira apertada, falta de visão de Reino das igrejas, líderes que massacram os sonhos de seus pastores são elementos cruciais nesse processo.
A resposta que mais ouço de alguns: Não sei até quando aguento isso... Não sei nem o que dizer sobre isso, fé? esperança? Amor? Talvez esse seja mais um desabafo do que uma opinião, mas a grande verdade é que nossas instituições deveriam se mover mais humanamente e menos politicamente em socorrer esses guerreiros que estão na linha de frente. É preciso empoderar novamente as igrejas, não as denominações, dar condições para que as mesmas possam se soerguer. Investir todos os recursos nas pequenas igrejas (Não em mega eventos, marketing triunfalista, etc). As mega igrejas deveriam olhar para baixo, ver as necessidades de muitas igrejas e pastores que lutam para sobreviver enquanto outras esbanjam os preciosos recursos que Deus dá....
Espero em Deus que as coisas tomem um novo rumo, senão continuaremos sendo estatisticas apenas...
(Escrevo isto após passar por uma das crises mais sérias de minha vida, que me levou a deixar o ministério em uma igreja e por pouco não me levou a abandonar um casamento abençoado)
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.
11 de maio de 2019- Visualizações: 1335
comente!- +A
- -A
-
compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.

Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Revista Ultimato
- +lidos
- +comentados
- Diversidade de letrinhas
- Desnudar-se publicamente
- O novo paradigma do ministério pastoral na era da Inteligência Artificial
- O sol parou mesmo? Onde está o milagre?
- O olhar de Jesus melhora o meu (e não o contrário)
- O cristão e a vida intelectual
- Pai, dê presença e não presente
- A beleza dos caminhos improváveis
- Reflexão. Cuidado com a ajuda
- Culto racional
(31)3611 8500
(31)99437 0043






