Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

A importância de ir à igreja

De uns tempos para cá estou indo menos à igreja. Um conjunto de situações que não cabe mencionar aqui me fez aos poucos afastar da igreja. Sem querer e até sem perceber acabei caindo naquela vala comum em que muitas pessoas vivem e geralmente dizem: "Podemos servir a Deus em casa que é a mesma coisa ou até melhor". Por um momento chamei isto de "tempo de reflexão", mas agora percebo que o nome que se dá a isto é outro bem diferente.

Hoje, não sei por que, estive pensando na minha experiência e em milhões de crentes que pararam de ir à igreja. Em geral, são pessoas amarguradas, decepcionadas, tristes e algumas até derrotadas. Afastar-se da igreja, independente do motivo alegado é algo muito complicado, embora pareça ter o seu lado bom. É como uma ovelha desgarrada, longe da manada, um caminhante perdido na estrada muitas vezes procurando informação ou abrigo. Em suma: é algo sério, bem mais sério do que a princípio aparenta ser.

Eu sei que hoje é até meio complicado falar em igreja ou igrejas devidos aos escândalos recentes. Mas, por outro lado, existe a essência e não há como negar que apresar de tudo "Jesus Cristo é o mesmo ontem , e hoje, e eternamente". (Hebreus 13.8). Os motivos para não irmos à igreja podem ser muitos, mas os motivos para irmos á igreja devem ser bem mais. Não há como dissociar a igreja da vida cristã, da prática cristã e do dia a dia do crente.

O salmista Davi tinha tanto carinho pela igreja que certa vez exclamou: "A minha alma está anelante, e desfalece pelos átrios do Senhor: o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo" (Salmos 84.2). A igreja, portanto, ainda é o melhor lugar que existe na terra.
O povo de Israel serviu a Deus em vários lugares dependendo da situação em que se encontrava. Era um povo nômade, guerreiro, mas sempre reservava um lugar e um momento para servir e adorar a Deus. Abraão, o primeiro crente, por onde passava erguia um altar e levava consigo a sua tenda; saía à noite para olhar o céu, contemplar as estrelas e ali adorava a Deus, o Criador. Tabernáculos, templos, sinagogas e outros locais sagrados eram usados para oferecer um culto de adoração a Deus. Hoje existem muitos locais separados e consagrados para esta finalidade. O crente que literalmente foge da igreja, na verdade está tentando fugir de Deus.

Entendo que tudo na vida pode servir de experiência e até de aprendizado. A vida cristã é cheia de alegrias, contentamentos e vitórias, mas também tem tristezas e decepções. Não podemos deixar que as coisas ruins e as influências más nos afastem da igreja e consequentemente de Deus. Por outro lado, entendo que podemos servir a Deus fora da igreja sim, mas somente por motivos de doença ou outra impossibilidade, nunca por rebeldia. Ficar fora da igreja é uma opção, mas cada um vai pagar de alguma forma por este ato de indisciplina, afinal a órdem bíblica é: "Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia". (Hebreus 10. 25). "Alegrei-me quando me disseram: Vamos a casa do Senhor". (Salmos 122. 1).
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 606 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.