Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

A fé e a razão (final)

Não, o conformar aí tem o sentido de "tomar a forma", "adaptar-se ao ambiente", e é exatamente isso o que Deus não quer [que nos adaptemos ao mundo]; tanto que nos ensina, no mesmo texto, que devemos nos transformar pela renovação da nossa mente.

Òbviamente, que não é, reiteramos, transformarmo-nos no sentido de resignação, passando a fazer o que "todo mundo faz", ou o que todos gostam. O conformar, transformando-nos pela renovação da nossa mente, é passarmos a ter a mente de Cristo, uma mente limpa, uma mente pura, uma mente sadia, uma mente santa, na qual não penetram maus pensamentos, nem más intenções.

Aí sim, com esse culto racional, com a mente de Cristo em nós [uma mente sadia, santa], vamos experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus agindo em nós, e a nosso favor, com a ausência dos "espíritos enganadores", que operam nos "cultos" do ocultismo, do paganismo, do esoterismo, da New Age [no nosso parco entendimento, movimento precursor do anticristo], etc.

Não há necessidade de, e nem é desejável, "entrar em transe", "entrar em alfa", ou quaisquer coisas semelhantes, onde a presença do Espírito Santo de Deus não é alcançada pelos corações dos adoradores do Deus Único e Verdadeiro, que fez o universo [terra, céu, habitantes, e tudo o que neles há].

O capítulo 12 de Romanos, de onde extraímos os dois versículos acima, é abundante em bênçãos que alcançamos quando o culto é racional, e racional porque prestado por uma mente santa, a mente de Cristo em nós.

Há inúmeras bênçãos que recebemos e podemos compartilhar, tais quais:

- amor sem hipocrisia; detestar o mal, apegando-nos ao bem; amor cordial e fraternal; zelo; fervor; servir ao Senhor; regozijo na esperança; paciência na tribulação; perseverança na oração; compartilhar as necessidades dos santos [convertidos a Jesus, separados para o Seu serviço]; hospitalidade; abençoar os nossos perseguidores [e não amaldiçoar]; alegrarmo-nos com os que se alegram; chorar com os que choram; ter os mesmos sentimentos uns para com os outros; não orgulhosos; condescender com os humildes; não sermos sábios aos nossos próprios olhos; não tomar a ninguém mal por mal; esforçarmo-nos para fazer o bem diante de todos; se possível [se depender de nós] ter paz com todos; não exercer a vingança, mas dar lugar à ira, porque a vingança pertence ao nosso Deus; dar de comer ao inimigo, se ele tiver fome; dar água a ele, se tiver sede; e, finalmente não nos deixarmos vencer do mal, mas vencer o mal com o bem.

Tudo isso e muito mais (Gálatas 5. 22-23), é o fruto do Espírito Santo de Deus em nós, quando lhe prestamos culto racional, sincero, com ordem, com decência, com bom senso, com boa fé [não fingido], enfim um culto de coração sincero, com amor sincero, às vezes emocionados, mas sem escandalizar a outrem.

Cuida, ainda, o capítulo em exame, dos dons espirituais, os quais Deus dá conforme lhe apraz (I Co. 12. 11), e sempre para um fim proveitoso (I Co. 12. 7); e a Palavra nos ensina que devemos procurar os melhores dons (I Co. 12. 31), sendo os principais: fé, esperança e o amor, mas o maior destes é o Amor (I Co. 13. 13).

Se os dons forem usados adequadamente em nosso culto a Deus [não necessariamente por duas horas no domingo, e na igreja], mas a cada momento, cada segundo de nossas vidas, de domingo a domingo, e usados com as mesmas recomendações, acima já explanadas, Deus terá encontrado os adoradores que o adoram em Espírito e em Verdade (Jo. 4. 24).

Certa feita, vimos um Pastor despedindo suas ovelhas, após o culto dominical, dizendo: "Bom Culto". Sim, ele tem razão, estamos saindo do culto coletivo em direção ao culto individual, durante toda a semana, em todos os momentos, conforme nos diz a Escritura: "tudo o que fizerdes, fazei-o para a glória de Deus" (I Co. 10. 31).

Que Deus seja cultuado sempre por todos nós, racionalmente, com a mente santa, com alegria [alegria respeitosa, melhor dizendo, reverente], e abençoe a todos.

Editor do Sê Fiel

www.sefiel.com.br
São Paulo - SP
Textos publicados: 803 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.