Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

500 textos: artigos, crônicas e comentários

Foi no distante ano de 2008 que uma sobrinha me disse: "Tio, o senhor gosta de escrever por que o senhor não escreve pro Ultimato?". Eu já conhecia esta editora famosa, bem estruturada que produz um material de excelente qualidade e fica em Minas, na importante cidade universitária de Viçosa. Eu, que sou mineiro da linda cidade de Manhuaçu, agarrei aquela sugestão, quase um pedido da minha sobrinha que hoje é professora e assim eu me aventurei por esse caminho depois de já ter escrito tanto e ter contado histórias, feito comentários vários, inclusive políticos e literários, poéticos e ecléticos em jornais. Foi um sucesso de público e de crítica, alguns embates, talvez devido a minha forma de escrever, muitas vezes sem medir as palavras. Mas tudo foi um aprendizado que continua até hoje, passados já 12 anos. Uma semente foi plantada e regada, nasceu, cresceu, floresceu e deu frutos. O Senhor foi louvado e engrandecido através das palavras e dos gestos manifestos através da escrita.

Foi um prazer - está sendo um prazer - escrever e promover a escrita, a ideia materializada, a poesia santificada através dos versos e das rimas. Muita gente visualizou e leu os meus textos, muita gente os comentou, não sei quantos, nem tenho ideia, foram milhares e milhares, talvez quase um milhão. A quantidade nem sempre reflete a qualidade, mas é um parâmetro, um termômetro para medir, ou aferir os gostos e a intensidade. Aqui estou relembrando e realçando esse feito. As palavras falam e às vezes até gritam e sempre chamam a nossa atenção. Elas falam, gesticulam e ficam pairando com sua força e comunicação.

Lembro de um texto que escrevi sobre a gratidão: "A gratidão é um sentimento nobre" que foi o mais visualizado de todos. Também publiquei várias poesias, depois me foi dito que não iam mais publicar poesias, pois aumentou o número mínimo de caracteres, mas pra mim isto não mudou nada, pois eu gosto de escrever bastante, mergulhar no texto e explorar o assunto. O que não falta é assunto. Sendo um leitor e grande admirador de Carlos Drummond de Andrade me acostumei a ler grandes textos, belas crônicas e incríveis poemas do grande mestre Drummond. Quando nos enveredamos por determinados assunto, ou temas, abre-se um caminho, descortina-se uma temática e surgem outros assuntos entremeados que literalmente "engrossam o caldo". Se falo da Bíblia, tenho-a na minha frente e na minha mente como o livro dos livros, a espada de dois gumes, a luz, a consciência, a inteligência maior e o alimento melhor e mais sólido. A Bíblia é o próprio Deus falando e alertando, chamando, capacitando e enviando. Assim tudo flui dentro do contexto que se expõe. O alimento está sobre a mesa, seu cheiro impregna o ambiente e a fumaça sobe ao céu como oferta de amor e de gratidão.

500 textos escritos não são poucos, nem muitos: é uma média boa, uma boa medida, sinal de vida no sentido de atividade e produção. Muitos caminhos trilhados, rumos diversos tomados, rios navegados, morros escalados e sonhos acalentados. Tudo vale a pena, sim, tudo vale a pena se a alma não é pequena, como disse Fernando Pessoa. Tudo se expressa através das palavras, sejam elas ditas ou escritas. Quantas mensagens expostas e materializadas! Quanta leitura e releitura, interpretação e reinterpretação. Estou grato a Deus por este privilégio em alcançar uma meta aparentemente muito difícil, mas, sem dúvida, extremamente gratificante.

Obrigado a todos que me proporcionaram este grande feito. Que Deus continue abençoando a todos vocês!
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 502 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.