Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Portas Abertas divulga lista 2017 de países hostis ao cristianismo

A Portas Abertas, organização mundial com mais de 60 anos de atuação, publica anualmente os 50 principais países, em que manter a fé cristã pode custar a vida. Segundo dados da organização, hoje existem cerca de 215 milhões de pessoas perseguidas (com diferentes graus de violência e pressão) em todo o mundo. Os números parecem exagerados, mas a pesquisa é minuciosa e conta com a auditoria das principais universidades da Europa.

Segundo dados da pesquisa, países da África representam um terço desses países e têm seus conflitos principalmente motivados pela guerra civil e, sobretudo, pelo comando de grupos islâmicos extremistas, como Boko Haram, Seleka e Al Shabaab, que atuam intensivamente na região. Outro país africano, a Mauritânia, volta à Lista Mundial 2017, pois além do extremismo muçulmano que declarou o país como islâmico, a nação é governada há 30 anos por um sistema ditatorial.

A Lista Mundial da Perseguição 2017, traz outros números que merecem atenção. Pelo 15º ano consecutivo, a Coreia do Norte ocupa o topo da lista, sendo que cem por cento dos cerca de 300 mil cristãos do país são perseguidos por sua fé. Destes, mais de 200 mil estão presos em campos de trabalhos forçados, em péssimas condições de vida e saúde, com pouca alimentação, submetidos a torturas e severas tarefas diárias.

Por fatores de perseguição diferentes, mas não menos hostis, o Sri Lanka aponta mais uma vez no Mapa da Perseguição, tendo como principal meio de perseguição, grupos radicais budistas. Aliás, quando os olhos do mundo estão virados para o radicalismo muçulmano, corre por fora dois outros grupos não menos radicais, que tem sido fatores de perseguição em diversos países do mundo: o budismo e o hinduísmo.

A Lista Mundial da Perseguição é a única pesquisa desta espécie no mundo e completa este ano 25 anos de trabalhos.

Top 10
Os dez primeiros países que compõem a Lista Mundial da Perseguição, são:
1º Coreia do Norte
2º Somália
3º Afeganistão
4º Paquistão
5º Sudão
6º Síria
7º Iraque
8º Irã
9º Iêmen
10º Eritreia

Além desses, dois países da América Latina ainda estão na Lista 2017: México (41º) e Colômbia (50º)

Resultados e tendências

  • Aproximadamente 215 milhões de cristãos sofrem perseguição alta, muito alta ou extrema.
  • A Coréia do Norte continua a ser o lugar mais perigoso para ser cristão (por 15 anos consecutivos).O extremismo islâmico continua a ser o principal motor global da perseguição, responsável por iniciar a opressão e conflitos em 35 dos 50 países da lista de 2017.
  • O nacionalismo étnico está rapidamente se tornando um grande motor de perseguição.
  • O número total de incidentes de perseguição nos 50 países mais perigosos aumentou, revelando a perseguição dos cristãos em todo o mundo como uma tendência crescente.
  • O mais violento: o Paquistão, chegou ao número 4 da lista por um nível de violência "superior ao norte da Nigéria".As matanças de cristãos na Nigéria viram um aumento de mais de 62 por cento.
  • As matanças de cristãos estavam mais geograficamente dispersas do que na maioria dos períodos estudados. "Chegando mais perto de casa, 23 líderes cristãos no México e quatro na Colômbia foram mortos especificamente por sua fé", de acordo com a Portas Abertas.
  • O pior aumento: Mali, subiu a maior parte dos lugares na lista de 44 para 32.
  • A Ásia é um novo centro de preocupação, com a perseguição aumentando acentuadamente em Bangladesh, Laos e Butão. O Sri Lanka se junta à lista pela primeira vez.
Clique aqui e veja a lista completa de países, seus perfis e a atuação da Portas Abertas em cada região.

*****
Com informações de Portas Abertas e World Watch Monitor.
Foto: Iraque – a maioria dos cristãos iraquianos estão em campos de refugiados, expulsos de suas casas pelo Estado Islâmico [Foto: Portas Abertas]
Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 964 [ver]

Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.