Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Grupos estudantis cristão sdão boas vindas a calouros em universidades

Por Jéssica Grant

Cartaz ABU ViçosaCom diversas atividades, os grupos da Aliança Bíblica Universitária do Brasil estão acolhendo os calouros para mais um ano letivo. A hospitalidade aos ingressantes, muitas vezes também chamados de “feras” ou “bixos”, é demonstrada através de iniciativas de serviço. Além de ser uma ajuda em meio a tantas brincadeiras, a recepção pode ajudar grupos de missão estudantil a encontrarem novos estudantes cristãos dispostos a participarem dos núcleos, alimentando e sustentando a fé deles no novo contexto. Também é uma ótima oportunidade de demonstrar serviço e apresentar o evangelho aos não cristãos, mostrando na prática o amor de Deus. As atividades estão impactando as universidades.

Para ajudar aos novatos, o grupo da ABU Lorena (SP) teve uma ideia criativa: “Na matrícula, distribuímos uma régua especial com fórmulas muito importantes para cálculo, já que aqui é uma escola de engenharia. Além disso, damos um panfleto com horários dos ônibus e os ‘cremosinhos’ (iogurte congelado)”, conta Paulo de Tarso Pupio, estudante do mestrado na Universidade de São Paulo (USP) da cidade. “Basicamente todos os estudantes acabam usando as réguas, mesmo que não entendam exatamente de onde venham. E os horários de ônibus ajudam bastante.”

Já no grupo de São Paulo (SP), o pessoal dos campi da USP fez um “Manual do Calouro” com informações úteis, mapa e os grupos de estudo bíblico. “Foi a parte que mais deu trabalho, mas o resultado foi incrível”, compartilha o estudante Gabriel Piccoli. Com criatividade, o núcleo da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) prometeu um livro do curso para quem acertasse quantos feijões havia dentro de um pote. Munidos de plaquinhas, também registraram imagens dos calouros. “Muitos tiraram foto com a ‘Crer é também pensar’ e eu achei isso ótimo porque entraram na faculdade com essa ideia plantada no coração”, conta Raíssa Santana, estudante de mestrado em Letras.

ABU ViçosaNa Universidade Federal de Itajubá (MG), o grupo entregou um panfleto com informações sobre a cidade, como restaurantes, imobiliária, farmácia e dados da universidade. Os abeuenses acabaram servindo como guias para orientar os ingressantes. “É uma experiência muito massa porque ao ajudar os alunos ali de alguma forma estamos servindo a Deus e ao reino dele”, compartilhou o estudante Pedro Dias.

Já a estudante Danielle Limeira Silva contou que a ABU João Pessoa (PB) recebeu os “feras” da Universidade Federal da Paraíba com panfletos explicativos. “Enquanto entregávamos, também falávamos um pouco da ABU e convidávamos para os núcleos. Foi uma experiência bem interessante falar com as pessoas sobre os estudos bíblicos. O que me chamou mais a atenção foi a disponibilidade em ouvir das pessoas que achei que seriam mais difíceis”, compartilha.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.