Notícias
15 de outubro de 2025- Visualizações: 1388
comente!- +A
- -A
-
compartilhar
Vem aí o encontro "Cuidando dos filhos multiculturais". Saiba como participar
Filhos também são assunto da missão global e do cuidado integral para mulheres e famílias
Por Valeska Petrelli
Desde criança fui despertada por Deus para as necessidades do campo missionário, com um amor especial pelo continente africano. Mas foi já casada e com dois filhos pequenos (um com 5 meses e o outro com 2 anos de idade), e o coração apaixonado para obedecer ao Senhor, que meu marido e eu deixamos o Brasil no ano de 2010.
Como mulher, esposa e mãe, vivi muitas experiências ao longo de nossa trajetória, passando por cinco países em diferentes momentos da vida dos nossos filhos. Servimos em diversas funções, aprendi muito e jamais voltaria atrás em minha escolha. Contudo, em meio à extrema pobreza, diferenças culturais, trabalho em equipe multicultural e ajustamento ao cotidiano da vida entre culturas, posso afirmar que, nesta jornada, sempre houve em mim o desejo de ter aprendido e me preparado não somente com conteúdos teológicos, missiológicos e profissionais, mas também com capacitação para os desafios práticos previsíveis à mulher e à família em ministério mundo afora.
Diante da escassez de materiais que ajudem a compreender a vida multicultural, disponíveis realidade brasileira, e do anseio por compartilhar conteúdos relevantes sobre esta temática com vistas a auxiliar líderes, pessoas e organizações envolvidas no preparo e no cuidado integral de obreiros multiculturais e suas famílias, no ano de 2018 comecei a contar minhas histórias, desafios e vitórias, de forma bem amadora, no canal do youtube: Mulher Multicultural. Ali, Deus me convidou a me permitir ser vulnerável e a abrir o meu coração, o que se tornou uma ponte de atração para diversas mulheres espalhadas pelo mundo – mulheres que se sentiam sozinhas na caminhada e com o grande desejo de apoio específico para a vida multicultural. A partir disso, comecei a acompanhar e a mentorear diversas missionárias servindo ao Senhor pelo mundo.
Percebendo uma necessidade gigante de apoio e capacitação para mulheres e famílias no contexto transcultural para o enfrentamento de seus desafios peculiares, e a falta de liderança brasileira com a experiência de vivência no campo, iniciei um movimento online, que oferecia oportunidade de reunir mulheres missionárias para a troca de experiências similares, encorajamento em oração, estudo da Palavra e de forma muito intencional; o compartilhar de conteúdos essenciais para a vivência entre culturas. E independentemente do país em que essas mulheres serviam, das agências ou denominações que estavam conectadas, percebemos que o cuidado mútuo estava sendo efetivo e potencializado, com ricos testemunhos de impacto na longevidade e nos frutos do trabalho global.
Em setembro de 2020 aconteceu a nossa primeira reunião online com foco no cuidado dos filhos multiculturais. Naquela ocasião, mais de vinte mulheres buscavam apoio e orientação. Foi um grande mover do Espírito Santo entre nós. A partir daquele encontro, nascia oficialmente o CMM – Confissões de uma Mulher Multicultural. Desde então, oferecemos continuamente oportunidades para o desenvolvimento pessoal e ministerial de mulheres e famílias em contexto transcultural. Juntas, trabalhamos para encorajar o autocuidado, a saúde espiritual, emocional e física da mulher multicultural; tratamos temas referentes aos relacionamentos interculturais, liderança multicultural, trabalho em equipe, entre outros. Atualmente, nossa equipe de liderança é formada por dez mulheres que vivem e servem em diferentes países, contextos e realidades. Vindas de diversas organizações e denominações, elas foram unidas por Deus com um propósito comum: servir e mentorear mulheres e famílias envolvidas na vida entre culturas. Com ampla experiência prática no campo, formação profissional e um coração disposto, essas líderes atuam em diversas áreas da nossa comunidade, oferecendo apoio, orientação e capacitação contextualizada.
Hoje, o CMM é um movimento que conecta mais de oitocentas mulheres servindo na missão global em mais de setenta países. Muitas delas em países fechados, por isso, em nossas comunicações com elas, buscamos não usar nomenclaturas que arrisquem a sua segurança.
Para a glória de Deus, há 5 anos o CMM realiza ações que oportunizam, acolhem e promovem o cuidado, a conexão e a capacitação por meio de grupos de apoio, encontros online, site, blog com artigos e textos para a vida multicultural, mentoria individual e em grupo, atendimento profissional (cuidado do corpo, apoio psicológico acessível e especializado - Abraço CMM, etc.), e eventos de preparo e capacitação intercultural.
Como uma das áreas-base no cuidado integral da mulher multicultural, compreendemos que o bem-estar dos filhos é um fator de impacto direto na saúde familiar e no ministério. Por isso, no mês de outubro, mês das crianças, o CMM organizou um evento que oferece uma oportunidade única de aprendizado e trocas que fortalecem, uma rede de apoio para famílias que enfrentam os desafios da alta mobilidade.
O evento global Cuidando dos Filhos Multiculturais reúne especialistas experientes para capacitar pais, cuidadores e educadores. Eles abordarão questões fundamentais que favorecem o cuidado preventivo e curativo, evitando traumas desnecessários e o abandono precoce do serviço multicultural, enquanto fortalecem a formação espiritual e emocional saudável dos filhos multiculturais.
O objetivo deste evento é capacitar pais, educadores e pessoas envolvidas no cuidado dos filhos multiculturais para vermos filhos multiculturais integralmente saudáveis, florescendo e alcançando todo o potencial de Deus para a vida deles. É uma excelente oportunidade para o conhecimento qualificado, acesso a ferramentas práticas no cuidado dos filhos e famílias multiculturais, conexões entre pessoas em vivência multicultural, apoio e orientação para uma jornada multicultural mais leve e frutífera.
Em 2025, o evento acontecerá nos dias 28 a 31 de outubro de 2025 das 9h30 às 11h30 (horário de Brasília), em formato 100% online via Zoom, com gravação disponível pelo período de um mês para todos os inscritos.
Conheça o programa
28 de outubro
Filhos Multiculturais: quem são?
Palestrante: Michael Pollock (em Inglês e em português)
Compreendendo definições, fundamentos, desafios e potenciais na formação da identidade dos filhos multiculturais.
29 de outubro
O desafio de pertencer
Palestrante: Megan Norton (em inglês e em português)
Construindo pontes e buscando ferramentas práticas para nutrir o senso de pertencimento no cuidado dos filhos além das fronteiras.
30 de outubro
Perspectivas no cuidado dos filhos sul-americanos
Palestrante: Valeska Petrelli (em português)
Entendendo as diferenças culturais na criação dos filhos sul-americanos em outras culturas e como estas podem afetar a saúde, educação e desenvolvimento.
31 de outubro
Painel: Confissões de Filhos Multiculturais
Facilitadora: Arlete Castro (em português)
Um bate-papo com filhos multiculturais adultos. Um tempo de celebração pelas histórias vividas na infância e adolescência, troca de experiências, testemunhos e dicas de quem viveu e vive na pele como filho(a) multicultural.
Nossa oração é que o Senhor continue nos dando o privilégio de impactar a missão global de forma positiva por meio do cuidado integral de mulheres e famílias.
Ajude-nos a espalhar esta boa notícia,
Serviço:
Encontro "Cuidando dos Filhos Multiculturais"
Quando: 28 a 31 de outubro de 2025
Formato: online, via Zoom
Para informações, clique aqui.
REVISTA ULTIMATO – JESUS, A LUZ DO MUNDO
Jesus, o clímax da narrativa da redenção, é a luz do mundo. Não há luz que se compare a ele. Sua luz alcança todo o mundo.
Além de anunciar-se como Luz, Jesus declara que os seus seguidores são a luz do mundo. “Pois Deus que disse: ‘Das trevas resplandeça a luz’, ele mesmo brilhou em nosso coração para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo” (2Co 4.6).
É disso que trata a edição 415 de Ultimato. Para assinar, clique aqui.
Saiba mais:
E-BOOK - Reentrada no Brasil – Manual de sobrevivência para jovens FMs e FTCs, Ana Suriba e Daysianne Pereira
Por Valeska Petrelli
Desde criança fui despertada por Deus para as necessidades do campo missionário, com um amor especial pelo continente africano. Mas foi já casada e com dois filhos pequenos (um com 5 meses e o outro com 2 anos de idade), e o coração apaixonado para obedecer ao Senhor, que meu marido e eu deixamos o Brasil no ano de 2010.Como mulher, esposa e mãe, vivi muitas experiências ao longo de nossa trajetória, passando por cinco países em diferentes momentos da vida dos nossos filhos. Servimos em diversas funções, aprendi muito e jamais voltaria atrás em minha escolha. Contudo, em meio à extrema pobreza, diferenças culturais, trabalho em equipe multicultural e ajustamento ao cotidiano da vida entre culturas, posso afirmar que, nesta jornada, sempre houve em mim o desejo de ter aprendido e me preparado não somente com conteúdos teológicos, missiológicos e profissionais, mas também com capacitação para os desafios práticos previsíveis à mulher e à família em ministério mundo afora.
Diante da escassez de materiais que ajudem a compreender a vida multicultural, disponíveis realidade brasileira, e do anseio por compartilhar conteúdos relevantes sobre esta temática com vistas a auxiliar líderes, pessoas e organizações envolvidas no preparo e no cuidado integral de obreiros multiculturais e suas famílias, no ano de 2018 comecei a contar minhas histórias, desafios e vitórias, de forma bem amadora, no canal do youtube: Mulher Multicultural. Ali, Deus me convidou a me permitir ser vulnerável e a abrir o meu coração, o que se tornou uma ponte de atração para diversas mulheres espalhadas pelo mundo – mulheres que se sentiam sozinhas na caminhada e com o grande desejo de apoio específico para a vida multicultural. A partir disso, comecei a acompanhar e a mentorear diversas missionárias servindo ao Senhor pelo mundo.
Percebendo uma necessidade gigante de apoio e capacitação para mulheres e famílias no contexto transcultural para o enfrentamento de seus desafios peculiares, e a falta de liderança brasileira com a experiência de vivência no campo, iniciei um movimento online, que oferecia oportunidade de reunir mulheres missionárias para a troca de experiências similares, encorajamento em oração, estudo da Palavra e de forma muito intencional; o compartilhar de conteúdos essenciais para a vivência entre culturas. E independentemente do país em que essas mulheres serviam, das agências ou denominações que estavam conectadas, percebemos que o cuidado mútuo estava sendo efetivo e potencializado, com ricos testemunhos de impacto na longevidade e nos frutos do trabalho global.
Em setembro de 2020 aconteceu a nossa primeira reunião online com foco no cuidado dos filhos multiculturais. Naquela ocasião, mais de vinte mulheres buscavam apoio e orientação. Foi um grande mover do Espírito Santo entre nós. A partir daquele encontro, nascia oficialmente o CMM – Confissões de uma Mulher Multicultural. Desde então, oferecemos continuamente oportunidades para o desenvolvimento pessoal e ministerial de mulheres e famílias em contexto transcultural. Juntas, trabalhamos para encorajar o autocuidado, a saúde espiritual, emocional e física da mulher multicultural; tratamos temas referentes aos relacionamentos interculturais, liderança multicultural, trabalho em equipe, entre outros. Atualmente, nossa equipe de liderança é formada por dez mulheres que vivem e servem em diferentes países, contextos e realidades. Vindas de diversas organizações e denominações, elas foram unidas por Deus com um propósito comum: servir e mentorear mulheres e famílias envolvidas na vida entre culturas. Com ampla experiência prática no campo, formação profissional e um coração disposto, essas líderes atuam em diversas áreas da nossa comunidade, oferecendo apoio, orientação e capacitação contextualizada.
Hoje, o CMM é um movimento que conecta mais de oitocentas mulheres servindo na missão global em mais de setenta países. Muitas delas em países fechados, por isso, em nossas comunicações com elas, buscamos não usar nomenclaturas que arrisquem a sua segurança.
Para a glória de Deus, há 5 anos o CMM realiza ações que oportunizam, acolhem e promovem o cuidado, a conexão e a capacitação por meio de grupos de apoio, encontros online, site, blog com artigos e textos para a vida multicultural, mentoria individual e em grupo, atendimento profissional (cuidado do corpo, apoio psicológico acessível e especializado - Abraço CMM, etc.), e eventos de preparo e capacitação intercultural.
Como uma das áreas-base no cuidado integral da mulher multicultural, compreendemos que o bem-estar dos filhos é um fator de impacto direto na saúde familiar e no ministério. Por isso, no mês de outubro, mês das crianças, o CMM organizou um evento que oferece uma oportunidade única de aprendizado e trocas que fortalecem, uma rede de apoio para famílias que enfrentam os desafios da alta mobilidade.
O evento global Cuidando dos Filhos Multiculturais reúne especialistas experientes para capacitar pais, cuidadores e educadores. Eles abordarão questões fundamentais que favorecem o cuidado preventivo e curativo, evitando traumas desnecessários e o abandono precoce do serviço multicultural, enquanto fortalecem a formação espiritual e emocional saudável dos filhos multiculturais.O objetivo deste evento é capacitar pais, educadores e pessoas envolvidas no cuidado dos filhos multiculturais para vermos filhos multiculturais integralmente saudáveis, florescendo e alcançando todo o potencial de Deus para a vida deles. É uma excelente oportunidade para o conhecimento qualificado, acesso a ferramentas práticas no cuidado dos filhos e famílias multiculturais, conexões entre pessoas em vivência multicultural, apoio e orientação para uma jornada multicultural mais leve e frutífera.
Em 2025, o evento acontecerá nos dias 28 a 31 de outubro de 2025 das 9h30 às 11h30 (horário de Brasília), em formato 100% online via Zoom, com gravação disponível pelo período de um mês para todos os inscritos.
Conheça o programa
28 de outubro
Filhos Multiculturais: quem são?
Palestrante: Michael Pollock (em Inglês e em português)
Compreendendo definições, fundamentos, desafios e potenciais na formação da identidade dos filhos multiculturais.
29 de outubro
O desafio de pertencer
Palestrante: Megan Norton (em inglês e em português)
Construindo pontes e buscando ferramentas práticas para nutrir o senso de pertencimento no cuidado dos filhos além das fronteiras.
30 de outubro
Perspectivas no cuidado dos filhos sul-americanos
Palestrante: Valeska Petrelli (em português)
Entendendo as diferenças culturais na criação dos filhos sul-americanos em outras culturas e como estas podem afetar a saúde, educação e desenvolvimento.
31 de outubro
Painel: Confissões de Filhos Multiculturais
Facilitadora: Arlete Castro (em português)
Um bate-papo com filhos multiculturais adultos. Um tempo de celebração pelas histórias vividas na infância e adolescência, troca de experiências, testemunhos e dicas de quem viveu e vive na pele como filho(a) multicultural.
Nossa oração é que o Senhor continue nos dando o privilégio de impactar a missão global de forma positiva por meio do cuidado integral de mulheres e famílias.
Ajude-nos a espalhar esta boa notícia,
Serviço:
Encontro "Cuidando dos Filhos Multiculturais"
Quando: 28 a 31 de outubro de 2025
Formato: online, via Zoom
Para informações, clique aqui.
- Valeska Petrelli, fundadora e gestora CMM – Confissões de uma Mulher Multicultural.
REVISTA ULTIMATO – JESUS, A LUZ DO MUNDOJesus, o clímax da narrativa da redenção, é a luz do mundo. Não há luz que se compare a ele. Sua luz alcança todo o mundo.
Além de anunciar-se como Luz, Jesus declara que os seus seguidores são a luz do mundo. “Pois Deus que disse: ‘Das trevas resplandeça a luz’, ele mesmo brilhou em nosso coração para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo” (2Co 4.6).
É disso que trata a edição 415 de Ultimato. Para assinar, clique aqui.
Saiba mais:
E-BOOK - Reentrada no Brasil – Manual de sobrevivência para jovens FMs e FTCs, Ana Suriba e Daysianne Pereira
15 de outubro de 2025- Visualizações: 1388
comente!- +A
- -A
-
compartilhar

Leia mais em Notícias
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Sessenta +
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Quem são e o que querem os evangélicos na COP30
- Dicas para uma aula de EBD (parte 1): Planeje a aula e o seu preparo pessoal
- Homenagem – Márcio Schmidel (1968–2025)
- Ultimato na COP30
- Vaticano limita a devoção a Maria na Igreja Católica
- Com Jesus à mesa: partilha que gera o milagre
- Acessibilidade no Congresso Brasileiro de Missões (CBM) 2025
- Sociedade Bíblica do Brasil dá início ao Mês da Bíblia 2025
- Geração Z – o retorno da fé?
- Dicas para uma aula de EBD (parte 2): Mostre o que há de melhor no conteúdo
(31)3611 8500
(31)99437 0043
O Apóstolo da Amazônia
Esperando e observando o Ramadã – Como Orar Por Muçulmanos
Governo corta orçamento e políticas de saúde indígenas serão afetadas 





 copiar.jpg&largura=49&altura=65&opt=adaptativa)


