Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Será que as pessoas de fato se importam com o meio ambiente?

Meio ambiente
Por Marcelo Renan D. Santos

Uma pesquisa feita pelo IBOPE/WWF-Brasil em 2018 revelou que 91% dos entrevistados se importavam com o meio ambiente, contra 82%, em 2014. Se esse número reflete a verdade, não deveríamos ter uma realidade ambiental melhor? Há uma lacuna entre a percepção ambiental e a ação ou atitude das pessoas.

A questão ambiental está presente na vida de todos – na propaganda, na TV, nas redes sociais, enfim, em toda parte. Mas a mudança de atitude não é generalizada. As razões para isso são diversas, mas podemos apontar duas, em especial: 1) as pessoas estão afastadas da natureza e por isso não têm empatia suficiente para que suas ações passem pelo critério ambiental. Elas acham que os problemas ambientais não as afetam; 2) algumas pessoas acreditam que as atitudes em relação ao meio ambiente são obrigação dos outros, pois seu impacto individual seria insignificante.

Essas duas percepções são equivocadas. Os problemas ambientais afetam todas as pessoas cotidianamente: doenças, catástrofes, intoxicação por diversas fontes de poluição etc. Ainda que a maior parte da população seja urbana, sua dependência da natureza é a mesma de quem vive no campo. A soma do impacto individual é a principal razão do problema, e o oposto é verdadeiro, ou seja, a soma das boas atitudes é o que melhor define a melhoria do contexto em que nossa sociedade vive.

Portanto, a responsabilidade pela qualidade do meio ambiente é individual, é uma escolha pessoal. É responsabilidade de cada um tomar decisões considerando o bem da natureza, e cada atitude conta para melhor ou para pior.

Leia mais:
» No princípio criou Deus. O que a igreja tem a ver com isso?

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.