Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Rede FALE lança campanha contra agrotóxicos

A Rede FALE – um movimento de evangélicos pela defesa da justiça – lançou no último dia 02/02 a campanha “FALE em Defesa da Vida sem Agrotóxico”, que pretende sensibilizar a sociedade e pressionar as autoridades quanto o uso abusivo de substâncias tóxicas no cultivo de alimentos. “Nosso objetivo é que o emprego desses agrotóxicos seja terminantemente proibido em todo território nacional”, afirma a rede.

O texto de apresentação da campanha lembrou o valor que Deus deu à terra como instrumento da sua obra da Criação e como aliada da sobrevivência humana. “Somos feitos de solo e somos irremediável e irreversivelmente dependentes dele e de tudo ao que ele dá vida. Se o solo morre, nós também morremos. No entanto, para muitos de nós — particularmente quem mora em cidades — as pessoas e a terra que nos alimentam são invisíveis”.

A temática não é nova para a Rede FALE. Em 2010, a rede participou de uma mobilização social ampla que conseguiu a aprovação da PEC 047/2003, que lutava para incluir “Direito Humano à Alimentação” na Constituição. No mesmo ano, o FALE formalizou apoio e participação na Campanha Nacional pelo Limite da Propriedade da Terra e no Plebiscito Popular pelo Limite de Propriedade da Terra. O plebiscito foi um ato concreto do povo brasileiro contra a concentração de terras no país (a segundo maior no mundo, perdendo apenas para o Paraguai). Essa consulta popular foi fruto da Campanha Nacional pelo Limite da Propriedade da Terra, promovida pelo Fórum Nacional da Reforma Agrária e Justiça no Campo (FNRA) desde o ano 2000.

Estatísticas

O Brasil tem sido o maior consumidor de agrotóxicos no mundo nos últimos três anos. Em 2011, 853 milhões de litros foram usados nos campos, o que equivale a 4,5 l de agrotóxicos por brasileiro. Entre 2004 e 2008, houve um aumento de 44,6% em sua venda; além disso, se permite o uso de agrotóxicos proibidos em outros países, apesar de estudos indicarem inúmeros danos causados por estes produtos à saúde das pessoas, dos animais e no meio ambiente, segundo Dossiê da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO).

O Dossiê ainda revela que um em cada três agricultores/as sofrerão intoxicação aguda por agrotóxicos em sua vida e que eles/as têm até seis vezes mais risco de desenvolver certos tipos de câncer que o restante da população.

A Rede FALE critica a chamada “bancada ruralista” do Congresso Nacional e as grandes corporações que, segundo ela, controlam a produção de agrotóxicos e defensivos agrícolas têm feito pressão em diversas instâncias para garantir a circulação desses produtos.

Ações da campanha

A Rede FALE produziu um cartão de ação e oração que traz informações sobre o problema e uma carta endereçada à presidente Dilma Rousseff, com o intuito de pressionar o Governo Federal para que tenha uma postura mais firme ante ao abuso dos agrotóxicos. 75 mil destes cartões serão distribuídos para os parceiros institucionais da rede, líderes evangélicos e cristãos em geral.

A Rede FALE pretende mobilizar seus grupos locais e parceiros para promover encontros, debates e momentos de oração. Como parte das iniciativas, realizará no próximo dia 22 o “Orando Pela Justiça“ – o momento de oração pela causa. “O público alvo da nossa campanha é abrangente, mas queremos essencialmente mobilizar os cristãos”, diz Caio Marçal, secretário de mobilização da rede. Em um segundo momento, a campanha vai lançar uma petição online.

Apoiam a campanha Visão Mundial, Igrejas Ecocidadãs, Tearfund e Movimento Encontrão.

Veja o vídeo da campanha “Fale em Defesa da Vida sem Agrotóxicos”



Leia também
Jesus e a terra 
Assim na terra como no céu 
Blog Igrejas Ecocidadãs
Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1174 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.