Notícias
03 de julho de 2020- Visualizações: 6793
comente!- +A
- -A
-
compartilhar
“Racismo e igreja evangélica no Brasil” na série Diálogos de Esperança (live)
Por Ultimatoonline
Para o nosso colunista, pastor Valdir Steuernagel, moderador da série de lives Diálogos de Esperança, a crise provocada pela Covid-19 veio com pressa. Todos somos afetados e, perplexos, procuramos perceber o que está acontecendo conosco e com o nosso entorno. A crise se espalha, gerando dor e luto profundos. Uma crise como esta não vem sozinha. Por um lado, ela provoca sentimentos e atitudes de solidariedade e, por outro, desperta e amplifica as nossas mazelas, desequilíbrios e dores. Realidades que negamos, mas que nem por isso deixam de ser verdade. Esta crise trouxe à tona, por exemplo, o fato de que somos uma sociedade injusta e com enormes desigualdades econômicas, sociais e culturais. Trouxe à tona as nossas discriminações, com destaque para as raciais. E o racismo continua sendo uma cruel realidade entre nós, da qual a igreja não pode se eximir. Ao mesmo tempo, muitas vezes, a Igreja se constitui num espaço de verdadeiro encontro. A igreja precisa falar sobre racismo.
Para o nosso colunista, pastor Valdir Steuernagel, moderador da série de lives Diálogos de Esperança, a crise provocada pela Covid-19 veio com pressa. Todos somos afetados e, perplexos, procuramos perceber o que está acontecendo conosco e com o nosso entorno. A crise se espalha, gerando dor e luto profundos. Uma crise como esta não vem sozinha. Por um lado, ela provoca sentimentos e atitudes de solidariedade e, por outro, desperta e amplifica as nossas mazelas, desequilíbrios e dores. Realidades que negamos, mas que nem por isso deixam de ser verdade. Esta crise trouxe à tona, por exemplo, o fato de que somos uma sociedade injusta e com enormes desigualdades econômicas, sociais e culturais. Trouxe à tona as nossas discriminações, com destaque para as raciais. E o racismo continua sendo uma cruel realidade entre nós, da qual a igreja não pode se eximir. Ao mesmo tempo, muitas vezes, a Igreja se constitui num espaço de verdadeiro encontro. A igreja precisa falar sobre racismo.Em todo o mundo organizações cristãs estão se mobilizando em oração e ação em torno deste tema. É o caso do Movimento Lausanne, que lançou em seu site a página “Recursos para justiça e reconciliação racial”. Entre os recursos está uma declaração do Grupo de Trabalho de Teologia com subsídios teológicos e pastorais.
Thomas Bucher, Secretário Geral da EEA (Aliança Evangélica Europeia) assina o editorial Black Lives Matter, da newsletter de julho com um enfático chamado: “Como evangélicos, temos esperança para o futuro? Nossa esperança é grande o suficiente para fazer sacrifícios? Nossas igrejas serão verdadeiramente integradoras? Igrejas que estão sendo colocadas à prova como o que Yemi Adedeji quer dizer quando afirma: ‘Abraçar a diversidade é como convidar pessoas para a festa; inclusão é convidá-las para dançar, mas integração significa que organizamos a festa juntos’”.
Miqueias, rede internacional de igrejas e organizações, propõe na edição mais recente de sua carta mensal uma oração: “Deus (...), agradecemos a luz que brilha sobre o racismo e a injustiça. Agradecemos que tenhas criado todas as pessoas iguais aos teus olhos e lamentamos que essa não seja a realidade em todo o mundo quebrado de hoje. Oramos para que os líderes cristãos ouçam, se levantem e falem neste momento (...) Oramos por autêntico arrependimento, reconciliação e restituição, ó Deus. Confiamos em ti para um mundo onde toda a humanidade é honrada”.
Desde o dia 16 de julho, a Editora Ultimato, em parceria com a Aliança Cristã Evangélica Brasileira, Tearfund e Visão Mundial, está promovendo uma série de lives com o tema geral "Diálogos de Esperança - A igreja e (pós-) pandemia".
A quarta conversa será sobre “Racismo e igreja evangélica no Brasil - qual é a minha experiência?”. Os convidados são: Regina Célia e Welinton Silva. Laine Borges terá participação musical. Esta conversa não será a única sobre o tema do racismo.
Saiba mais
Diálogos de Esperança – a igreja e a (pós-) pandemia
Quarta live da série: Racismo e igreja evangélica no Brasil - qual é a minha experiência?
Data: 7 de julho
Horário: 16 horas
No canal da Editora Ultimato no YouTube
Iniciativa: Editora Ultimato, Aliança Cristã Evangélica, Tearfund e Visão Mundial
Mais informações sobre os participantes:
- Regina Célia, sócia-fundadora e diretora pedagógica do Instituto Maria da Penha. Filósofa, mestra em ciência política pela Universidade Federal de Pernambuco, atualmente cursa o doutorado em direito, justiça e cidadania para o século 21 na Universidade de Coimbra em Portugal. Professora universitária há 24 anos, membro da Academia Brasileira de Ciências Criminais (ABCCrim).
- Welinton Silva, pastor metodista, bacharel em teologia, mestre em direitos humanos e cidadania pela UNB. Diretor de Advocacy da Visão Mundial. Coordenador nacional de direitos humanos da pastoral da Igreja Metodista.
- Artista convidada - Laiane Borges, graduanda em música popular brasileira pela Universidade Federal da Bahia e tem um EP autoral chamado Lâmpada, disponível em todas as plataformas digitais. Cantora baiana, com um trabalho autoral de composição que atravessa seus afetos com sua identidade e fé cristã.
Atualização:
Confira a seguir a quarta live da série "Diálogos de Esperança".
03 de julho de 2020- Visualizações: 6793
comente!- +A
- -A
-
compartilhar

Leia mais em Notícias
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Sessenta +
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Quem são e o que querem os evangélicos na COP30
- Dicas para uma aula de EBD (parte 1): Planeje a aula e o seu preparo pessoal
- Homenagem – Márcio Schmidel (1968–2025)
- Ultimato na COP30
- Vaticano limita a devoção a Maria na Igreja Católica
- Com Jesus à mesa: partilha que gera o milagre
- Acessibilidade no Congresso Brasileiro de Missões (CBM) 2025
- Sociedade Bíblica do Brasil dá início ao Mês da Bíblia 2025
- Geração Z – o retorno da fé?
- Dicas para uma aula de EBD (parte 2): Mostre o que há de melhor no conteúdo
(31)3611 8500
(31)99437 0043
Domingo da Igreja Perseguida (DIP) 2024 coloca os cristãos perseguidos da África Subsaariana em foco
Igreja Católica recorre às novas tecnologias para despertar vocações 





 copiar.jpg&largura=49&altura=65&opt=adaptativa)


