Notícias
28 de julho de 2023- Visualizações: 3910
comente!- +A
- -A
-
compartilhar
Quantos são e onde vivem os quilombolas – Censo 2022 revela retrato deste grupo no Brasil
Por Ultimatoonline
Os quilombolas são formados por comunidades de afrodescendentes que se alojaram em áreas remotas nos últimos duzentos anos e estão em todas as regiões do Brasil, com maior predominância na região Nordeste. Estão em quase todos os Estados, exceto no Acre e em Roraima, onde não há comunidades certificadas pelo governo.Levantamento feito pelo Censo 2022 acaba de divulgar que o Brasil tem 1,3 milhão de quilombolas, o que corresponde a 0,65% da população total do país.
Segundo o jornal Folha de São Paulo, a divulgação tem caráter histórico porque é a primeira vez que uma edição do Censo identifica os quilombolas e as suas características no Brasil, incluindo quantos são e onde vivem.Para chegar aos resultados divulgados esta semana, o Censo 2022 levou em conta na pesquisa o autorreconhecimento por meio da resposta à pergunta: “Você se considera quilombola?”. Em caso positivo, o entrevistado respondeu qual era a sua comunidade ajudando a identificar e mapear onde estão os quilombolas.
O Censo mostrou também que 68,2% dessa população mora no Nordeste, o que equivale a 905,4 mil pessoas. Dos 5.568 municípios do Brasil, 1.696 têm moradores quilombolas. Senhor do Bonfim, BA tinha o maior número de pessoas quilombolas (15.999), com Salvador, BA (15.897), Alcântara, MA (15.616) e Januária, MG (15.000) em seguida.
O Censo 2022 identificou 494 territórios quilombolas com alguma delimitação formal no país feita pelo INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) ou por órgãos estaduais e municipais. Esses locais abrigam 167,2 mil quilombolas ou 12,6% do total de quilombolas do país. O restante (quase 1,2 milhão ou 87,4%) estava fora das áreas formalmente reconhecidas.


Em artigo publicado em 2021, Márcio Schmidel, teólogo e pós-graduado em antropologia intercultural, missionário da WEC Brasil e coordenador do departamento de alianças estratégicas da AMTB (Associação de Missões Transculturais Brasileiras), afirma que de acordo com estimativas, mais duas mil comunidades quilombolas permanecem sem a presença da Igreja de Cristo.
Fontes:
Brasil tem 1,3 milhão de quilombolas, aponta retrato inédito do Censo 2022. Folha de São Paulo. Acesso em 28/072023.
Brasil tem 1,3 milhão de quilombolas em 1.696 municípios. Agência IBGE Notícias. Acesso em 28/072023.
Brasil tem 1,3 milhão de quilombolas em 1.696 municípios. Aliança Evangélica Pró-Quilombolas do Brasil.
REVISTA ULTIMATO | MAMOM VERSUS DEUSAo todo, Jesus contou 38 parábolas. Mais de um terço delas trata de assuntos ligados a posses e riquezas. Há cerca de quinhentos versículos sobre oração na Bíblia. Sobre dinheiro e posses são mais de 2.300.
As Escrituras se ocupam desse assunto porque ele é crucial para a fé. Trata-se de onde colocamos nossos afetos e a quem seguimos. Jesus adverte: “Onde estiver o seu tesouro, aí estará também o seu coração” (Mt 6.21).
É disso que trata a matéria de capa da edição 402 da Revista Ultimato. Para assinar, clique aqui.
Saiba mais:
» A Religião Mais Negra do Brasil, Marco Davi de Oliveira
» Caminhos de Um Evangelho Integral, Valdir Steuernagel (editor)
» Quilombolas cada vez menos invisíveis, Elben M. Lenz César
28 de julho de 2023- Visualizações: 3910
comente!- +A
- -A
-
compartilhar

Leia mais em Notícias
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Sessenta +
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Quem são e o que querem os evangélicos na COP30
- Dicas para uma aula de EBD (parte 1): Planeje a aula e o seu preparo pessoal
- Homenagem – Márcio Schmidel (1968–2025)
- Ultimato na COP30
- Vaticano limita a devoção a Maria na Igreja Católica
- Com Jesus à mesa: partilha que gera o milagre
- Acessibilidade no Congresso Brasileiro de Missões (CBM) 2025
- Sociedade Bíblica do Brasil dá início ao Mês da Bíblia 2025
- Geração Z – o retorno da fé?
- Dicas para uma aula de EBD (parte 2): Mostre o que há de melhor no conteúdo
(31)3611 8500
(31)99437 0043
Fórum para as Liberdades é criado pela Aliança Evangélica Espanhola
Guerra na Síria completa 5 anos e afeta mais de 8 milhões de crianças
Está chegando a Semana do Conhecimento - Filosofia e Fé Cristã
Debate sobre segurança na internet une especialistas em torno dos cuidados que os pais devem ter 





 copiar.jpg&largura=49&altura=65&opt=adaptativa)
