Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Prateleira

Previsões, mentiras e a religiosidade

O início de um novo ano é um bom pretexto para "mudar de vida". Há previsões para todos os gostos. Os conselhos e mandingas são distribuídos em horário nobre e, como era de se esperar, algumas igrejas evangélicas prometem mais do que as longas listas de "utilidades" das últimas novidades em eletrodomésticos.

É também nos meses de dezembro e janeiro que a imprensa, em meio ao desespero da falta de assunto, provoca o imaginário, digamos, religioso do brasileiro. Entre praias, colesterol e como se aposentar sem fazer força, é possível ler sobre "tudo o que você queria saber sobre religião e nunca teve coragem de perguntar". As principais revistas semanais, entre outras que exploram especificamente os oráculos da auto-ajuda, fazem força para atender às demandas do consumidor-leitor. Depois de falar dos "Milagres do Natal", a revista Veja oferece na primeira semana do ano nada menos do que 7 projetos para salvar o Planeta. A revista Época, na última semana de 2006 trouxe "O evangelho segundo Bento XVI". Para os evangélicos, a promessa da teologia da prosperidade continua: se os crentes tiverem fé o suficiente para reclamar o que deveria lhes pertencer, e demonstrarem essa fé com doações generosas a Deus, ele as devolverá com juros...

Ao comentar O Escândalo do Comportamento Evangélico, de Ronald Sider, o também escritor Brian McLaren sugere: "Quando o comportamento de membros de um grupo religioso é um pouco melhor - ou às vezes pior - que o de seus vizinhos, líderes e membros desse grupo devem ficar atentos. Devem fazer algumas perguntas profundas, não apenas sobre esse comportamento, mas também sobre os sistemas que o produzem e sustentam".

Enfim, nos primeiros dias do ano é preciso estar atento à diferença entre "promessa" e "tentação". É bom regar nossas intenções para 2007 com a lembrança de que não apenas Deus, mas também o diabo, promete nos dar o que queremos.


Confira a Prateleira A diferença entre promessa e tentação.

Conheça e leia um capítulo de O Escândalo do Comportamento Evangélico — por que os cristãos estão vivendo exatamente como o resto do mundo?

Leia também A Espiritualidade na Prática — encontrando Deus nas coisas simples e comuns da vida.
É diretor editorial da Ultimato.
  • Textos publicados: 179 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Prateleira

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.