Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Prateleira

Porque dos tais é o reino de Deus

Foto: James GilbertA fase da infância é, em muitos aspectos, uma verdadeira riqueza. Não é à toa que Jesus se indignou com a maneira como as crianças eram tratadas e as colocou surpreendemente em uma posição de sintonia com o reino de Deus:

“Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes: Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus”. (Mc 10.14)

A criança é mais do que “alvo de missão”. Mesmo sendo um ser ainda em formação física e cognitiva, de certa forma ela já é completa, por ser “imagem e semelhança” do Criador. Completa em potencial, completa em dignidade, completa em capacidade de se relacionar com o Pai. Além disso, em muitos outros aspectos a criança ainda preserva valores e virtudes que o ser humano, por causa do “mundo caído”, vai perdendo à medida em que se torna adulto.

Com o apoio da Rede Mãos Dadas, oferecemos a seguir dez dicas gratuitas de recursos, artigos, ferramentas e histórias para melhor entender, cuidar, se relacionar e aprender com as crianças.

1. Estudos bíblicos para a escola dominical sobre como tratar as crianças com dignidade. Elaborados pela campanha “Ame o Próximo”, do Movimento Cristão Juntos pelas Crianças. Clique aqui.

2. Criança alegra a vida! Artigo do teológo Valdir Steuernagel para a revista Ultimato 310 que relaciona os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) com a prioridade da criança na “agenda de Deus”. Leia aqui.

3. Teste “Igreja Amiga da Criança”. Um teste simples e revelador sobre como sua comunidade cristã trata os pequeninos. Clique aqui.

4. Revista “Encontro de Jesus com as crianças, ontem e hoje”. Material preparado pela revista Mãos Dadas nº 26 que mostra a beleza do relacionamento de Jesus com as crianças. Leia os artigos aqui.

5. Cartilha “A Criança no Coração de Deus”. É um manual para pequenos grupos que desenvolve o exercício de investigação bíblica sobre a criança. Baixe aqui.

6. Exposição fotográfica “Uma liturgia para as crianças”. Idealizada e montada pelo pastor e missionário-fotógrafo James Gilbert, a exposição. Veja as fotos aqui.

7. O menino surdo que virou pastor. A história de inclusão de Luiz Carlos Mamede Carvalho à igreja local em Patos (PB). Leia o relato aqui.

8. Vídeo “Hoje”. Exibido no 3º Congresso de Evangelização do Movimento de Lausanne “Cidade do Cabo”, em 2010. Traz uma dinâmica apresentação sobre a necessidade de incluirmos as crianças nos planos de Deus. Assista aqui.

9. Jesus e as crianças. Entrevista com o Pr. Ariovaldo Ramos, publicada na revista Ultimato 317 sobre o que significa teologia, infância e reino de Deus. Leia aqui.

10. Manual de Orientações e Práticas para a Proteção das Crianças nas Igrejas. Uma ferramenta que ajuda igrejas na prevenção de riscos de abuso sexual e violência contra as crianças de suas comunidades. Baixe aqui.


Leia mais
Uma Criança os Guiará: por uma teologia da criança

Foto: Menino atendido em uma creche evangélica de Viçosa, MG. Fotógrafo: James Gilbert.
Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1131 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Prateleira

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.