Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Os ecos da voz de Deus

Por Lissânder Dias

“A voz de Deus sempre tem eco. Vai para além de nós”. A frase é de Valdir Steuernagel, um dos moderadores da live realizada pelo Diálogos de Esperança no último dia 24 de janeiro. Valdir e Claudia Moreira conduziram a conversa com a empreendedora social Juliana Gouveia e o teólogo e missiólogo colombiano Jesús Londoño. Juliana é a líder da aceleradora social Glocal, que ajuda pessoas a iniciarem projetos empreendedores com foco social. Londoño é diretor da SEPAL Espanha e foi Diretor Executivo do COMIBAM Internacional (Cooperação Missionária Ibero-Americana) de 2000 a 2009. O conteúdo está disponível, na íntegra, aqui, mas você pode conferir a seguir uma síntese.

A prática da escuta
A conversa começou com a reflexão sobre a importância fundamental da prática da escuta para o povo de Deus. Para isso, precisamos aprender a dialogar com Deus. “A relação se constrói no diálogo, e o diálogo se constrói na escuta”, afirmou Londoño.

Mas como ouvir a voz de Deus atentamente? Os entrevistados foram unânimes em afirmar que ouvimos a voz de Deus tanto individual quanto coletivamente; tanto em momentos tranquilos quanto em tempos de sofrimentos; seja em momentos especiais como na cotidianidade; conceitualmente e também na prática da missão.

Para isso, é preciso “voltar-se para Deus”, como disse Juliana. Ela, que tem lutado contra um câncer e tem obtidos vitórias decisivas, compartilhou como (re)aprendeu a ouvir a voz de Deus em meio à insegurança de sua saúde. “Com a doença, Deus tem me dado a oportunidade de colocar em prática o que ele me ensina há anos”, disse ela. Juliana ressaltou que discerniu a voz de Deus também por meio do apoio que recebeu de familiares e amigos. “Eu aprendi a ouvir a voz de Deus por meio das pessoas que ele trouxe para perto de mim”. Londoño concordou e destacou o poder de um testemunho como o da Juliana: “Quando Deus está agindo em você e eu posso perceber, provavelmente ele também está falando comigo”.

Essa dimensão comunitária da prática da escuta espiritual é uma tônica da tarefa missionária. “A voz do Espírito é o ponto de partida de nossa missão. A tarefa missionária não é somente uma questão de estratégias e métodos, mas de escutar a voz de Deus”, explicou Londoño. “O Evangelho é simples e alcança o simples, podemos comprovar isso em nosso trabalho na Glocal. Quando ouvimos a voz de Deus em nosso trabalho social? Deus está presente do começou ao fim na Glocal”, afirmou Juliana. “Deus fala dentro e fora da igreja”, sintetizou Claudia.


“Em muitos momentos e lugares, temos ‘espiritualizado’ muito a voz de Deus. Parece que escutá-la é somente para um grupo de pessoas ‘super espirituais’. Mas Deus fala de muitas formas e maneiras (Hb 1), inclusive, pelo cotidiano. Deus falou ao seu povo de forma direta, mas também por meio da natureza, quando abriu o Mar Vermelho; falou até por meio de seus inimigos; e falou, enfim, por Jesus Cristo”, enfatizou Londoño. “A Palavra de Deus tem endereço. Ele não joga palavras fora”, disse Valdir.

Oração e palavras

Não há prática de escuta espiritual sem o hábito da oração. “A oração é o mais importante em nossa relação com Deus, mas ela é um diálogo, não um monólogo. A oração é vital para invocarmos a mente e o coração diante de Deus”, afirmou Jesús Londoño.

A oração é um caminho para o discernimento espiritual. Diante disso, os entrevistados e o público que assistiu à live puderam compartilhar palavras que sintetizam as suas expectativas para o novo ano que começou. A seguir, podemos citar algumas:
- Permanência
- Coragem
- Paciência
- Fidelidade (a Deus)
- Ser intencional
- Epifania
- Confiança
- Temperança
- Intimidade
- Discernimento

A live terminou com a esperança dos moderadores traduzida em orações:
Valdir: “Paz seja convosco. Que Deus os acompanhe com sua graça, como ele gosta de fazer e como ele sabe fazer”.

Claudia: “Que possamos continuar ouvindo a voz de Deus”.

Playlist do Diálogos de Esperança
Assista a todas as lives já realizadas aqui.

Podcast EntreLinhas, com Valdir e Silêda Steuernagel
Série “Ouça a Deus, Ouça o Mundo”.
Episódio 1: aqui. Episódio 2: aqui.

Saiba mais:
» Práticas Devocionais - exercícios de sobrevivência e plenitude espiritual, Elben César
» O Caminho do Coração - o sentido da espiritualidade cristã, Ricardo Barbosa
» E-book "Conversando Sobre Oração"
» No princípio era o ouvir
» Para compreender a graça de Deus é preciso ouvir
Lissânder Dias do Amaral é jornalista, blogueiro, poeta e editor de livros. Integra o Conselho Nacional da Interserve Brasil e o Conselho da Unimissional. É autor de “O Cotidiano Extraordinário – a vida em pequenas crônicas” e responsável pelo blog Fatos e Correlatos do Portal Ultimato. É um dos fundadores do Movimento Vocare e ajudou a criar as organizações cristãs de cooperação Rede Mãos Dadas e Rede Evangélica Nacional de Ação Social (RENAS).

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.