Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

O bom samaritano em terras brasileiras (Lc 10.25-37)

Rodrigo de Lima Ferreira

E eis que se levantou certo professor de uma faculdade teológica brasileira e, para experimentar Jesus, disse: "Mestre, que farei para herdar a vida eterna?".

Perguntou-lhe Jesus: "Que está escrito na lei? Como lês tu?".

Respondeu-lhe ele: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo".

Tornou-lhe Jesus: "Respondeste bem; faze isso, e viverás".

Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: “E quem é o meu próximo?”.

Jesus, prosseguindo, disse: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de ladrões, os quais o despojaram e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. Casualmente, descia pelo mesmo caminho certo pastor de uma grande igreja que se proclama falsamente reformada; e vendo-o, pensou logo no atraso que teria o lançamento de seu novo livro “Em seus passos, que faria Calvino?”, e passou de largo.

De igual modo, um oficial eclesiástico chegou àquele lugar, viu-o, pensou no atraso que teria sua reunião secreta, marcada em uma pizzaria logo mais à noite, em que trataria de como puxar o tapete do pastor sem ficar mal com a igreja, e passou de largo.

Porém, um obreiro simples, que ia de viagem, e que havia acabado de pregar em sua congregação de madeira que “a Briba é a Palavra do Deuzo Vivo”, chegou perto dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão; e aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; e pondo-o sobre sua CG 125 usada, levou-o para um hospital e cuidou dele. No dia seguinte tirou dinheiro da carteira, deu-o ao enfermeiro e disse-lhe:
Cuida dele; e tudo o que gastares a mais, eu to pagarei quando voltar.

- Qual, pois, destes três te parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?

Respondeu o teólogo: “Aquele que usou de misericórdia para com ele”. Disse-lhe, pois, Jesus: “Vai, e faze tu o mesmo”.

Casado, duas filhas, é pastor da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil desde 1997. Graduado em teologia e mestre em missões urbanas pela FTSA,  é autor de "Princípios Esquecidos" (Editora AGBooks).
  • Textos publicados: 38 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.