Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Museu da Bíblia completa 20 anos de existência

Por Raquel Villela Alves

Há exatos 20 anos, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) abria para visitação pública seu valioso acervo de livros e objetos relacionados às Sagradas Escrituras num espaço especialmente projetado para isso, na região metropolitana de São Paulo. Nascia assim o Museu da Bíblia (MuBi), o primeiro do Brasil com essa temática, fruto de parceria entre a SBB e a Prefeitura Municipal de Barueri. O MuBI está integrado ao Centro de Eventos de Barueri, onde há espaço para exposições, biblioteca, um auditório para 500 pessoas e um amplo estacionamento, numa área total de 4,67 mil m².

As duas décadas de existência do MuBi foram celebradas no dia 12 de dezembro numa solenidade cívico-cultural, que contou com a presença de pioneiros do museu, representantes de igrejas e de organizações cristãs, autoridades políticas e governamentais. A celebração foi marcada por muito louvor, oração e retrospectiva, e abrilhantada pela banda da Guarda Civil Municipal de Barueri, pelo coral Ágape e pela orquestra da Igreja Assembleia de Deus de Jundiaí. Ao final foi descerrada uma placa comemorativa.

Um espaço para promover a cultura bíblica
Desde que foi criado, em 9 de dezembro de 2003, O MuBi tem desempenhado um papel essencial na promoção da cultura, história e compreensão da Bíblia para a comunidade local e nacional, conforme ressaltou o Rev. Dr. Ern Seibert, diretor-executivo da SBB. Ele falou da trajetória do museu e observou que parte do acervo tem sido levado a outras regiões do país, em mostras itinerantes. Traçou um panorama da história da Bíblia, de suas traduções e dos formatos de apresentação do texto sagrado, e destacou o impacto da Bíblia sobre a cultura dos povos e como elemento de transformação de vidas.

O Pr. Roberto de Lucena, Secretário de Turismo, Cultura e Viagens de São Paulo, destacou a influência positiva do Museu da Bíblia no estado e informou que o MuBi, que já integra o circuito cultural do estado, será incluído no roteiro turístico de São Paulo em 2024.

Curiosidades do Museu
Engana-se quem pensa que o museu reúne apenas livros e objetos antigos. Certamente há obras raras, como uma Bíblia Hebraico-Latim de 1546 e uma Bíblia Sacra Vulgata de 1669. Há, porém, muito mais à disposição dos visitantes, que são convidados a desfrutar de experiências sensoriais diversificadas. Podem sentir a Bíblia em braile com a ponta dos dedos, escutar versículos em vários idiomas e conhecer aromas do tempo de Jesus, como a mirra e o nardo. Lá encontrarão o joio, o trigo, a semente de mostarda, o pergaminho, o papiro e uma réplica da prensa de Gutemberg, dentre outros interessantes materiais e livros.



No MuBi funciona também, desde 2006, uma biblioteca com mais de 19 mil volumes, em mais de 1.000 línguas, que é a maior do gênero no Hemisfério Sul. Foi idealizada para disponibilizar a Bíblia em todos os idiomas para os quais já foi traduzida e se tornar um centro de referência de novas traduções. Para ajudar a montar esse fantástico acerco, recebeu mais de 10 mil publicações das Sociedades Bíblicas Unidas (SBU).

Visitas
O MuBi está localizado na Av. Sebastião Davino dos Reis, 672, Barueri. Funciona de terça a sexta-feira das 9 às 17 horas e aos sábados, domingos e feriados das 10 às 16 horas. A entrada é gratuita.

O edifício segue o conceito de arquitetura inclusiva para assegurar total acessibilidade aos portadores de deficiências. Os móveis estão organizados de forma a permitir que usuários de cadeiras de rodas possam se deslocar com facilidade. Também foram providenciadas legendas em braile e painéis interativos para que os diversos tipos de público tenham acesso ao conteúdo exposto. Desde que foi inaugurado, o MuBi recebeu pelo menos 400 mil visitantes. Estima-se que o número seja bem maior, já que muitos não assinam o livro de presença.

Para saber mais clique aqui.

--
Sobre a SBB
Há 75 anos, a Sociedade Bíblica do Brasil dedica-se a semear a Palavra que transforma vidas. É uma organização beneficente, sem fins lucrativos, assistencial, educativa e cultural. Sua finalidade é divulgar a Bíblia e a sua mensagem, tornando-a relevante para todas as pessoas.
  • Raquel Villela Alves, membro colaboradora da Missão ALEM, coordenadora de tradução na área de comunicação de COMIBAM, coordenadora da Aliança Pró-Tradução da Bíblia e da intercessão missionária na AMTB e representante no Brasil da Rede de Oração Ethne (formada por organizações comprometidas com povos não alcançados).

REVISTA ULTIMATO | DOENÇAS QUE FAZEM SOFRER TAMBÉM OS QUE CREEM

Todas as pessoas – também os que creem – correm o risco de adoecer mentalmente. Há multidões na igreja lutando com problemas de saúde mental. Felizmente, há esperança e ajuda: profissionais da saúde, recursos terapêuticos e medicamentos. Os cristãos podem contar ainda com a ajuda extraordinária de seu Deus. E a igreja deve proporcionar um espaço seguro para estes.

É disso que trata a matéria de capa da
edição 405 da revista Ultimato. Para assinar, clique aqui.

Saiba mais:
» A Bíblia Toda o Ano Todo, John Stott
» A Visão Missionária na Bíblia – Uma história de amor, Timóteo Carriker
» Surpreendido pelas Escrituras – Questões atuais desafiadoras, N. T. Wright
» A Bíblia não erra. Os leitores, nem tanto, edição 399 de Ultimato

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.