Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Mídia não rima com solidariedade, provoca professor

(ALC) A mídia tem um problema insolúvel: ou ela é patrocinada pelo governo ou pela iniciativa privada. Enquanto ela não for independente, não será solidária.

“Mídia não rima com nada que seja solidário”, provocou o jornalista e professor universitário, Juremir Machado da Silva, ao participar de mesa redonda sobre “Processos de Comunicação e Cultura Solidária”, reunida na Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre (PUC-RS), no dia 28 de março.

Do ponto de vista da academia, “a responsabilidade é nossa. Ou formamos um outro público para a mídia ou ela continuará sendo como é – muito ruim”, disse Juremir.

Seu colega de academia e coordenador da Forum Nacional pela Democratização da Comunicação, jornalista Celso Augusto Schroeder, concordou com esse compromisso. “A mídia que aí está é uma construção humana e é possível atribuir a ela um grau de dignidade”, defendeu.

O pró-reitor acadêmico da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Pedro Gilberto Gomes, defendeu a formação integral da pessoa nos cursos de Comunicação, que não se limite a mero conhecimento técnico. Frisou, no painel, que a paz é dinâmica, está sempre em construção, o que exige ações propositivas das instituições de ensino. Uma dessas exigências é o reconhecimento do outro e a aceitação das diferenças.

O painel divulgou o Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe, que terá lugar no Centro de Eventos da PUC-RS de 12 a 17 de julho, quando será debatido o mesmo tema da mesa redonda promovida na sexta-feira entre convidados.

É preciso atribuir à mídia o que ela não tem: o sentido público, disse Schroeder, que convidou o Mutirão para ser parceiro no debate da sociedade, inédito do país, sobre princípios para a comunicação, pauta da Conferência Nacional de Comunicação, que se reunirá ainda este ano em Brasília.

Fonte: www.alcnoticias.org

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.