Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Prateleira

Memória curta e ignorância deliberada têm remédio

Um dos perigos da geração digital ou virtual, como queiram, é o complexo de Adão. Ou seja, “a história começou comigo”. É o desprezo e a ignorância deliberada com o que veio antes. E, no meio evangélico, não raro, algumas experiências devocionais ou inovações eclesiásticas soam como um grito do Ipiranga, o anúncio de uma nova era que, claro, começa “comigo”.

Felizmente, nem tudo está perdido. Um exemplo emblemático é a rapaziada da banda Crombie, de Niterói, RJ, a começar pelo título do CD, “Por enquanto”. Em especial, “Longa Jornada”, letra do Paulo Nazareth, que é quase uma oração de gratidão pela história, um manifesto contra a memória curta. Não é por acaso que o CD da Crombie é a trilha sonora do “Ano das Juventudes” na Ultimato e o acompanhamento luxuoso da nossa “Assinatura Jovem”.

E por falar em memória, há exatos 150 anos chegava ao Brasil Ashbel Green Simonton. Mais conhecido dos presbiterianos, Simonton organizou o primeiro jornal protestante da América do Sul (1864), a primeira escola paroquial (1866), o primeiro seminário (1867) e ordenou o primeiro pastor brasileiro (1868). Uma história breve, muito breve. Desembarcou no Rio de Janeiro, solteiro, em 12 de agosto de 1859. Casou-se quatro anos depois nos Estados Unidos com Helen Murdoch e enviuvou-se logo após o nascimento no Brasil do primeiro e único filho. Morreu de febre amarela em São Paulo, um mês antes de completar 35 anos, em 9 de dezembro de 1867.

Ultimato lança em julho a biografia de Simonton. Uma espécie de outsider que, aos 22, com uma mochila nas costas e um diário-blog nas mãos, embarcou em um navio para o país mais insalubre do mundo naqueles dias, o Brasil, e fez história. Ao contrário da sua, longa, muito longa.

É diretor editorial da Ultimato.
  • Textos publicados: 183 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Prateleira

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.