Prateleira
15 de maio de 2009- Visualizações: 4705
1 comentário(s)- +A
- -A
-
compartilhar
Memória curta e ignorância deliberada têm remédio
Um dos perigos da geração digital ou virtual, como queiram, é o complexo de Adão. Ou seja, “a história começou comigo”. É o desprezo e a ignorância deliberada com o que veio antes. E, no meio evangélico, não raro, algumas experiências devocionais ou inovações eclesiásticas soam como um grito do Ipiranga, o anúncio de uma nova era que, claro, começa “comigo”.Felizmente, nem tudo está perdido. Um exemplo emblemático é a rapaziada da banda Crombie, de Niterói, RJ, a começar pelo título do CD, “Por enquanto”. Em especial, “Longa Jornada”, letra do Paulo Nazareth, que é quase uma oração de gratidão pela história, um manifesto contra a memória curta. Não é por acaso que o CD da Crombie é a trilha sonora do “Ano das Juventudes” na Ultimato e o acompanhamento luxuoso da nossa “Assinatura Jovem”.
E por falar em memória, há exatos 150 anos chegava ao Brasil Ashbel Green Simonton. Mais conhecido dos presbiterianos, Simonton organizou o primeiro jornal protestante da América do Sul (1864), a primeira escola paroquial (1866), o primeiro seminário (1867) e ordenou o primeiro pastor brasileiro (1868). Uma história breve, muito breve. Desembarcou no Rio de Janeiro, solteiro, em 12 de agosto de 1859. Casou-se quatro anos depois nos Estados Unidos com Helen Murdoch e enviuvou-se logo após o nascimento no Brasil do primeiro e único filho. Morreu de febre amarela em São Paulo, um mês antes de completar 35 anos, em 9 de dezembro de 1867.
Ultimato lança em julho a biografia de Simonton. Uma espécie de outsider que, aos 22, com uma mochila nas costas e um diário-blog nas mãos, embarcou em um navio para o país mais insalubre do mundo naqueles dias, o Brasil, e fez história. Ao contrário da sua, longa, muito longa.
15 de maio de 2009- Visualizações: 4705
1 comentário(s)- +A
- -A
-
compartilhar

Leia mais em Prateleira
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Sessenta +
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Quem são e o que querem os evangélicos na COP30
- Dicas para uma aula de EBD (parte 1): Planeje a aula e o seu preparo pessoal
- Homenagem – Márcio Schmidel (1968–2025)
- Ultimato na COP30
- Vaticano limita a devoção a Maria na Igreja Católica
- Com Jesus à mesa: partilha que gera o milagre
- Acessibilidade no Congresso Brasileiro de Missões (CBM) 2025
- Sociedade Bíblica do Brasil dá início ao Mês da Bíblia 2025
- Geração Z – o retorno da fé?
- Dicas para uma aula de EBD (parte 2): Mostre o que há de melhor no conteúdo
(31)3611 8500
(31)99437 0043
Físico brasileiro recebe o Prêmio Templeton 2019, o “Nobel da Religião”
ELBEN CÉSAR, 1930 – 2016. LAMENTO
O pecado principal





 copiar.jpg&largura=49&altura=65&opt=adaptativa)
