Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Mãos livres para a arte

Por Cleineilton Araujo Borges

A startup Rede Mãos Livres, formalizada no segundo semestre de 2018, entre os seus diversos públicos, atua junto às egressas do sistema prisional desenvolvendo o seu potencial como artesãs. É uma iniciativa do Instituto Total sediado em Goiânia, GO, que, por sua vez, está ligado ao Ministério Sal da Terra, denominação presente em todo o Brasil.

Atuando como uma plataforma relacional, a Rede Mãos Livres, por meio de acolhida, ressocialização e apoio para o trabalho, promove o restabelecimento da dignidade de mulheres que estiveram presas, por meio do usufruto de seus direitos e exercício de seus deveres como cidadãs.

Essas mulheres recebem capacitação técnica, artística e de empreendedorismo. Elas são orientadas quanto à abertura de uma empresa MEI (Microempreendedor Individual) e, por meio do Instituto Total, é formalizado um contrato regulamentando-as como empresárias parceiras de execução.

Os produtos são feitos a partir da utilização de materiais descartados, como banners, uniformes e outros itens inutilizáveis para os fins produtivos específicos das empresas.

As peças artesanais produzidas a partir desses resíduos são vendidas a preço de mercado para as referidas empresas que fizeram o descarte anteriormente, dentro dos valores da cultura de economia circular prezados pelo Instituto. Metade do superávit gerado é destinado às empresárias parceiras de execução e os outros 50%, para custeio das despesas operacionais da unidade de produção, manutenção de equipamentos e investimentos em projetos que contemplam os objetivos do Instituto.

Esse é apenas um dos projetos do Instituto Total, que trabalha com negócios sociais, por meio de projetos e serviços que favorecem a promoção de uma cultura educacional nos âmbitos da saúde, da educação e da nova economia. Um de seus objetivos é despertar o empresário a fim de que ele possa encontrar sentido para o seu negócio e se constituir como um agente solidário na transformação social. Para saber mais acesse www.totaledu.com.br.
  • Cleineilton Araujo Borges é presidente executivo do Instituto Total.
Conteúdo originalmente publicado em “Arte para todos”, na edição 374 da revista Ultimato.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.