Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Fórum Social Mundial cria Semana Global de Luta contra a Dívida

(Adital) ONGs e movimentos sociais que trabalham com o tema da dívida externa marcaram a "Semana Global de Luta contra a Dívida" para os dias 15 a 21 de outubro, mesma data em que acontecem o encontro anual do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI), em Washington. A proposta é que as dívidas sejam canceladas e que os devedores repudiem suas dívidas e planejem auditorias. "É um escândalo que o mundo rico demande do Sul centenas de milhões de dólares todos os dias como pagamento por dívidas que nasceram a partir de relações econômicas injustas que empobreceram o Sul e enriqueceram o Norte", afirma o documento, aprovado nesta quarta-feira (24), no Fórum Social Mundial do Quênia. O texto diz que a dívida é "ilegítima", porque boa parte dela foi feita por governos autoritários ou em momentos históricos conturbados.

A declaração trata a dívida como um problema de ordem política. Usada como um "instrumento de controle", multinacionais aproveitam aproveitam para conseguir melhores condições econômicas, países ricos desenvolvem políticas externa e militar, firmam acordos comerciais e promovem a extração de recursos naturais dos devedores.
Em 2005, o G-8, grupo dos países mais ricos do mundo mais a Rússia, anunciou que o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco de Desenvolvimento Africano não mais cobrariam a dívida de pelo menos 19 nações listadas no Grupo de Países Altamente Endividados, além de Camboja e Tajiquistão. Este seria o primeiro passo de um programa de redução da dívida que envolveria pelo menos US$ 40 bilhões em 40 anos, mas na realidade esta redução foi bem pequena. Leia mais em Agência Adital


Leia mais
Cobertura completa do VII Fórum Social Mundial, em Nairobi

Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.