Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Fake news e religião: Jornalistas evangélicos lançam site para checar notícias religiosas e pronunciamentos de políticos cristãos

Aproveitando a comemoração dos 502 anos da Reforma Protestante, a organização Paz e Esperança e um grupo de jornalistas evangélicos preocupados em “reformar a informação” lança neste 31 de outubro o Coletivo Bereia e o site Bereia1 dedicado à checagem de notícias e produção de conteúdo com foco em religião.

A crescente onda de notícias falsas, ocorridas também entre mídias, organizações e lideranças cristãs, chamou a atenção para a necessidade da formação de um grupo que acompanhe e dedique-se à checagem de conteúdo, seja em pronunciamentos de figuras públicas que associam sua atuação à religião ou àqueles publicados.

O conteúdo do site será atualizado diariamente e identificado com as seguintes etiquetas: verdadeiro, impreciso, enganoso, inconclusivo e falso. Além das checagens, o site publicará artigos de opinião de especialistas na área de religião e comunicação.
Fazem parte do conselho editorial do site Joana Puntel, docente no curso de Especialização Cultura e Meios de Comunicação do Serviço de Pastoral à Comunicação (SEPAC); Sérgio Pavarini, jornalista e idealizador do Pavazine; e Marília de Camargo César, jornalista especializada em economia e negócios.

A editora geral do site é Magali Cunha, jornalista e coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação e Religião, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) e membro da Associação Internacional em Mídia, Religião e Cultura e da Associação Mundial para a Comunicação Cristã (WACC). A edição executiva fica por conta de Alynne Sipaúba, jornalista, teóloga, integrante da equipe executiva da Paz e Esperança Brasil.

O Coletivo Bereia é apoiado por Agência Latino Americana e Caribenha de Comunicação (ALC); Associação Católica de Comunicação - Brasil (SIGNIS); Associação Mundial para a Comunicação Cristã - América Latina (WACC-AL, na sigla em inglês); Grupo de Pesquisa Comunicação e Religião da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (GP Comunicação e Religião - Intercom); e Paz e Esperança Brasil.

O site Bereia coloca à disposição do público um contato de whatsapp para receber solicitações de checagem (98-92000-7205).

Nota
1. O nome do Coletivo e do site faz referência à cidade grega de Bereia, localizada na região da Macedônia, citada no livro bíblico de Atos dos Apóstolos (17.1-13), no Novo Testamento. O texto registra um elogio aos judeus de Bereia, que atendiam às reuniões promovidas pelos cristãos, não apenas por sua abertura para ouvir os ensinamentos, mas pela disposição que tinham de examinarem as Escrituras, diariamente, para identificar se o que Paulo e companheiros diziam estava correto.
Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1134 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.