Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

Deus apareceu na história – e os vestígios estão por toda parte

Por Jonathan Simões Freitas
 
“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, pleno de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai. (...) Ninguém jamais viu a Deus. O Deus unigênito, que está ao lado do Pai, foi quem o revelou.” (João 1.14, 18)
 
Quando Deus se manifestou ao povo de Israel no monte Sinai, eles ouviram a sua voz, mas não viram figura alguma. Ouviram o Verbo, mas não o viram. Moisés chegou a contemplá-lo pelas costas, mas não viu a sua face. O povo chegou a presenciar a sua glória na coluna de nuvem e fogo, tanto no deserto quanto no tabernáculo e na fumaça que encheu o templo; mas, no Santo dos Santos, sobre a tampa da arca da aliança, no trono divino, não havia nenhuma imagem.
 
Foi assim também na fundação do mundo. O “sem forma e vazio” escutou o “E disse Deus”, mas não viu essa palavra. Todas as coisas foram feitas por meio dela e sem ela nada do que foi feito se fez. Mas até então ninguém a tinha visto. Ela era como a própria luz, que a tudo ilumina, mas que não pode ser diretamente contemplada.
 
Foi assim também com os profetas. Ezequiel viu alguém sobre um trono. Daniel viu um Filho do Homem e um ancião de dias. Isaías viu um bebê e um futuro rei. Mas não chegaram a ver o que os discípulos viram. Só os discípulos tiveram “a iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo” (2Co 4.6b). Só eles tiveram o privilégio de presenciar esse Verbo que desde o princípio ordenava a criação se fazendo carne e tabernaculando entre eles. Só eles viram a luz em carne e osso; Deus manifesto em palavras e ações. Só eles tocaram naquele que era a janela definitiva para ver o Pai. Como disse o apóstolo João, “o que era desde o princípio eles ouviram, viram com os olhos, contemplaram e tocaram com as mãos” (1Jo 1.1).
 
Quanto a nós, “mesmo não o tendo visto, nós o amamos; e apesar de não o vermos agora, cremos nele e exultamos com alegria indizível e gloriosa” (1Pe 1.8). Afinal, temos o Espírito para contemplá-lo com os olhos da fé. E quem vê o Filho, vê o Pai; recebe o conhecimento de quem Deus é. Recebe não apenas a Palavra, mas também a sua Imagem; todos os retratos do caráter de Deus revelado por Jesus, aquele que mostrou o Pai. Ele disse o que ouviu o Pai dizer e fez o que viu o Pai fazer. Ele finalmente revelou como um holofote aquilo que os profetas perscrutaram com luz tremeluzente de candeia.
 
Deus apareceu na História e não há mais como contornar as marcas deixadas por esse meteoro divino. O Filho de Deus se manifestou e os vestígios estão por toda a parte, sendo constantemente multiplicados pelo Espírito. Quem tem olhos para ver, veja o que o Espírito mostra à Igreja.
 
“Pai, abra os olhos do meu coração para contemplar mais uma vez tudo o que Jesus representa. Ele é o resplendor da sua glória e a expressão exata do seu eterno ser; a sua imagem perfeita. Que eu a venere e caia novamente aos seus pés, adorando, por meio dela, ao Senhor, “Rei meu, e Deus meu”! Amém.”
 
  • Jonathan Simões Freitas é casado com Thalita e pai de Manuela e Isaque. É professor na UFMG e também serve na Igreja Esperança, no L’Abri e na ABC². Ama jogar tênis.

JESUS – SINGULAR, SUPERIOR, SUFICIENTE | REVISTA ULTIMATO
 
Jesus – tal como revelado nas Escrituras – está sendo deixado de lado em muitas igrejas. É necessário um esforço para chamar atenção sobre isso. A fé e a vida cristã autênticas têm como base a centralidade de Jesus Cristo. Não existe cristianismo sem Cristo. Na intenção louvável de ser relevante, podemos cair na tentação de fazer concessões desfigurando o evangelho, por exemplo. Somos também tentados a diminuir as exigências éticas e morais do evangelho, desobrigando-nos das decorrências naturais da mensagem e da obra de Cristo.

A edição 393 de Ultimato coloca, mais uma vez, Cristo na capa. Para assinar, clique aqui.

Saiba mais:
» A Missão da Igreja Hoje, de Michael W. Goheen
» Para Entender a Bíblia, de John Stott
» A Pessoa Mais Importante do Mundo, de Elben Magalhães Lenz César

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.