Por Escrito
15 de outubro de 2020- Visualizações: 9018
comente!- +A
- -A
-
compartilhar
Celebrando a diversidade na criação de Deus
Autor: Shai Linne
Editora Fiel
Histórias de vida contadas por pessoas negras têm destacado como o racismo faz parte de sua experiência, muitas vezes, desde a tenra infância. Os relatos mencionam palavras de humilhação proferidas por familiares ou pessoas próximas, injúrias de colegas e professores na escola, cartinhas pedindo ao papai Noel para que lhes dê de presente a pele branca e orações para que Deus – que é Todo-poderoso – torne possível este favor. É consenso que a maioria de nós se questionados sobre isso diria que é errado e que todas as crianças deveriam ser protegidas, respeitadas e incentivadas a amar a si mesmas, as outras e toda a beleza que há na Criação, incluindo a diversidade de povos. Se acertamos tão rapidamente no discurso por que as diferenças ainda fazem tanta diferença na experiência real de milhões de crianças? Por que adultos e crianças têm atitudes racistas? E por que, ao invés de agradecer e celebrar a diversidade na criação de Deus, nos dispomos tão maldosamente a desqualificar e a humilhar outros pela maneira como são?
O livro Deus Nos Fez Assim – Celebrando o design de Deus para a diversidade étnica, de Shai Linne, conhecido rapper cristão americano, chama a atenção para a diversidade étnica como faceta de uma joia preciosa que reflete a glória do Criador. O propósito dessa obra é demonstrar a intencionalidade de Deus ao criar-nos diferentes uns dos outros e levar-nos a aceitar e a celebrar essa diversidade com grande entusiasmo.
A partir da história de um grupo de crianças e sua professora em uma classe bíblica, o livro reflete sobre o problema do bullying e do racismo. Tomando como ponto de partida o versículo de Atos 17.26 – “De um só homem Deus criou todas as nações da terra” –, a professora percorre a história da criação, lembrando que todos têm a mesma origem, em Adão e Eva, e mostrando como na diversidade Deus revela a sua glória e dignidade. A diferença vista nos cabelos crespos ou lisos, na pele clara, amarela, vermelha ou escura, nos olhos pretos ou esverdeados não são incidentes ou erros da parte de Deus e devem ser motivos para celebrar a maneira exata e perfeita que ele escolheu ao criar cada um. Pare um momento e pense que riqueza a escolha intencional de Deus ao criar revela. Como ele é criativo, belo e generoso: colocou a sua imagem em cada um e se há tanta diversidade, como ele será!
O pecado, por sua vez, distorce o propósito e a beleza original de todas as coisas e as diferenças, que deveriam dar louvores a Deus, tornam-se razões para o ódio, o desprezo, a zombaria de uns em relação a outros.

Para resolver este grande mal Deus enviou Jesus que, na cruz, revelou o significado do amor de Deus que é oferecido indistintamente a todos os homens, mulheres, crianças, jovens e velhos e reúne numa só família pessoas de todas as tribos e povos para como um só povo dar glória ao Criador.
Com ilustração, diagramação e texto muito bonitos, o livro é um excelente recurso para famílias e igrejas conversarem sobre o racismo. Deus Nos Fez Assim apresenta maneiras como os adultos podem ajudar as crianças a apreciar o design de Deus para a diversidade étnica e a enfrentar o racismo por meio de conversas, ensino bíblico, palavras de correção quanto a erros comuns relacionados a etnias, sugestão de interação com famílias e pessoas de diferentes grupos e confronto que mostre repúdio a comportamentos preconceituosos.
• Ariane Gomes é colaboradora da Editora Ultimato desde 2011. Atua como coordenadora de produção da Ultimato e gestora de conteúdos do Portal Ultimato.
>> Baixe gratuitamente o e-book Conversando sobre o Racismo <<
Leia mais
15 de outubro de 2020- Visualizações: 9018
comente!- +A
- -A
-
compartilhar

Leia mais em Por Escrito
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Sessenta +
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Quem são e o que querem os evangélicos na COP30
- Dicas para uma aula de EBD (parte 1): Planeje a aula e o seu preparo pessoal
- Homenagem – Márcio Schmidel (1968–2025)
- Ultimato na COP30
- Vaticano limita a devoção a Maria na Igreja Católica
- Com Jesus à mesa: partilha que gera o milagre
- Acessibilidade no Congresso Brasileiro de Missões (CBM) 2025
- Sociedade Bíblica do Brasil dá início ao Mês da Bíblia 2025
- Geração Z – o retorno da fé?
- Dicas para uma aula de EBD (parte 2): Mostre o que há de melhor no conteúdo
(31)3611 8500
(31)99437 0043
Uma oração para toda a vida
Ser velho
Recomeçar





 copiar.jpg&largura=49&altura=65&opt=adaptativa)


