Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Câmara lança nesta terça-feira a Constituição em áudio

(Agência Câmara) A Câmara lança nesta terça-feira, às 16 horas, a Constituição Federal em áudio para facilitar a consulta do texto por deficientes visuais. O lançamento faz parte das comemorações do Dia da Acessibilidade, cuja agenda incluirá debates, apresentações artísticas e exposições. Pela manhã, a partir das 10 horas, a comissão criada para analisar o Estatuto do Portador de Necessidades Especiais promove uma mesa-redonda para discutir o tema "inclusão social na família, na escola e no trabalho".

O presidente da comissão, deputado Leonardo Mattos (PV-MG), que é cadeirante, elogia a iniciativa da Câmara e lembra que a Casa já oferece a Constituição em formato braile e promove ações para melhorar a acessibilidade física aos que têm dificuldade de locomoção. "São inúmeras as ações encaminhadas pela Câmara. Espero que isso seja seguido pelas assembléias legislativas e pelas câmaras municipais, e que essas sejam referência para toda a sociedade brasileira."

O CD com a Constituição foi produzido pela Rádio Câmara a partir de sugestões dos professores e dos alunos do Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais, em Brasília. Cada artigo da Constituição foi separado em uma faixa diferente, o que gerou 17 horas de gravação, em formato MP3. A gravação estará disponível no portal da Câmara. Qualquer interessado poderá baixar e gravar o arquivo.

O Programa de Acessibilidade da Câmara foi criado em março de 2004 e está focado em três áreas: na parte física dos edifícios que compõem a Câmara; no portal da Câmara na internet; e em projetos de comunicação, capacitação e sensibilização. Entre outros produtos, o Portal da Câmara disponibiliza uma versão, em áudio, do Guia Legal para Portadores de Deficiência Visual, uma síntese da legislação brasileira direcionada às pessoas cegas. O site também tem uma versão em texto escrito do guia.

O portal permite o acesso à todo seu conteúdo por portadores de deficiência visual. Outras ações em fase de elaboração são a aquisição de impressoras em braile; uma nova sinalização visual em toda a Câmara com recursos táteis e sonoros; a adaptação de, pelo menos, um banheiro por andar de todos os quatro edifícios; e a contratação de intérpretes de Libras para a programação da TV Câmara e para atuar nas recepções, eventos e visitas guiadas à Casa. 

 
Para se informar mais sobre o assunto, acesse:

Revista Sentidos
Veículo de comunicação e informação sobre inclusão social das pessoas com deficiência

Pessoas com deficiência representam desafio de integração às igrejas 
 
LEI Nº 7.853
Regulamento que dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, sua integração social, e sobre a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência

Promotoria de Justiça da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência 
 
Associação de Deficientes Visuais e Amigos 
 
American Light House for the Blind 
 
Entre Amigos 
Informações importantes voltadas para pessoas com deficiência 
 
CEDIPOD 
Centro de Documentação e Informação do Portador de Deficiência

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.