Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

Aprender a envelhecer é coisa de velho?

Por Cheng e Wen Lin
 
Artigo originalmente publicado na edição 349 de Ultimato.
 
Envelhecer com significado não é uma tarefa fácil, mas pode ser aprendida com Aprender a Envelhecer, de Paul Tournier. Aposentar-se desejando só lazer e liberdade, sem mais trabalhar, parece não preencher o vazio desse período da vida. Porém, quando devo iniciar essa transição? Segundo Tournier, o mais cedo possível, gradativamente. Portanto, este não é um livro só para velhos, mas para todos que querem preparar-se para uma velhice com saúde e satisfação, servindo ao próximo, à sociedade e, especialmente, ao Senhor.

Entre muitos outros conceitos, dois se destacam neste livro Será que posso desenvolver uma segunda carreira “profissional”? Qual é o objetivo maior dessa segunda carreira? Quais são as suas características? O livro nos instiga a pensar sobre a preparação para essa outra carreira, que pode durar uma ou duas décadas. E o conceito de aceitação? Que aspectos da vida exigirão a minha autoaceitação? Afinal, várias transições podem acontecer: da saúde à debilidade e à morte; da casa cheia à solidão e, talvez, à viuvez; das realizações profissionais e do reconhecimento público à insignificância. Além disso, como será a aceitação mútua entre mim e as pessoas ao meu redor? Como elas vão me enxergar e lidar comigo – e eu, com elas –, se ainda for lúcido?
 
Como sempre, os escritos de Paul Tournier não dão conselhos prontos, mas nos convidam à identificação por meio de casos narrados, vividos e observados por ele. Cabe a nós refletir e fazer a própria terapia! Convido os leitores a aprender a envelhecer com o autor e uns com os outros, juntos, em grupos de reflexão.
 
Por Cheng e Wen Lin


Saiba mais:
» Aprender a Envelhecer, Paul Tournier

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.